No topo das montanhas, à saída de uma floresta em direção a um barranco ou falésia, no cimo da costa com vista para toda uma praia de areia preta, sobre a imensidão e muito perto do céu para ver as estrelas. Os miradouros de La Palma estão em todos os municípios, mas estes são os essenciais se quiser sentir a natureza única desta Isla Bonita.






Natureza sem fim: La Cumbrecita e Izcagua
O miradouro de La Cumbrecita, em El Paso, oferece uma vista panorâmica dos picos que formam o limite do Parque Nacional de La Caldera de Taburiente. Além disso, do outro lado, possui um amplo trilho ladeado de bancos onde se pode sentar de frente para o interior, ouvir o grasnar das gralhas e perder-se nas florestas de pinheiros que enchem esta catedral da natureza. Para aceder a este miradouro tem de reservar o estacionamento em determinados horários, o que pode ser feito online no sítio web dos Parques Nacionais ou pessoalmente no Centro de Visitantes da Caldera de Taburiente, também situado neste município.
Os três miradouros flutuantes de Izcagua, em Puntagorda, estão localizados no bairro de El Pinar, mesmo ao lado do Mercado do Agricultor. Nele, pode-se experimentar uma sensação única, pois não só se aprecia a paisagem vertiginosa a partir de cima, como os seus passadiços com grades de vidro lhe transmitem a sensação de voar sobre o infinito do Barranco de Izcagua. Uma experiência que pode ser completada subindo a tirolesa que começa a partir dele.
Vento e mar: La Concepción e Santa Cruz de La Palma
O Miradouro de La Concepción, em Breña Alta, pode ser alcançado de carro. Está localizado no extremo sul de uma cratera declarada Monumento Natural e oferece vistas inigualáveis sobre Santa Cruz de La Palma, com o porto em primeiro plano. Do outro lado, a vista alcança o aeroporto de La Palma e, atrás, estão Las Breñas, uma zona formada pelos municípios de Breña Alta e Breña Baja.
Mil e uma estrelas: O Miradouro de Los Llanos del Jable
Existem muitos miradouros astronómicos em La Palma, uma vez que tem um dos céus mais limpos da Europa. Uma das atividades imprescindíveis durante a sua passagem pela ilha é guardar uma noite para ir observar o céu. Não é preciso ser especialista ou ter noções de astronomia.
Miradouros sobre um Mar de Nuvens
O Roque de los Muchachos não é apenas o ponto mais alto da ilha e onde se encontra o Observatório Astrofísico de Roque de los Muchachos. Do seu miradouro pode-se contemplar o espetáculo único do fenómeno meteorológico conhecido como Mar das Nuvens, de modo que aqueles que o observam se situam num ponto indefinido do céu. Só se percebe que estamos na Terra se olharmos para os grandes telescópios atrás de nós.
O miradouro de El Time é um dos pontos estratégicos de La Palma para observar o Vale de Aridane em toda a sua imensidão. A partir dele pode-se ver o Parque Nacional da Caldera de Taburiente, a cratera do novo vulcão, as escoadas de lava que se formaram, bem como as fajãs na costa, o centro do município de Tazacorte, a sua esplêndida praia de areia preta e o seu porto de barcos de recreio.
O Miradouro do Salto del Enamorado, em Puntallana, está sobre um penhasco do Barranco de Nogales. A partir daqui, pode-se desfrutar de uma das melhores vistas do lado oriental de La Palma, ao mesmo tempo que se vê a zona onde começa a laurissilva do Cubo de la Galga e se contemplam as casas e culturas espalhadas pela paisagem como se fosse um presépio. Além da imensidão do Oceano Atlântico e do espetacular nascer do sol.
La Palma é um lugar para olhar, percorrer, experimentar e descobrir sempre algo novo na sua beleza natural. Tudo pode começar observando-a a partir de um miradouro.








