Uma das grandes atrações do Parque Nacional de la Caldera de Taburiente é a encantadora cascata de Cores: uma queda-d'água seminatural quase escondida num desvio da vereda do barranco de las Angustias. Num ângulo do barranco de Rivanceras aparece este muro com cerca de seis metros de altura, pintado de forma natural com múltiplas tonalidades de verde, amarelo e laranja e é por este que ressumbra água todo o ano.
Os seus tons de amarelo e laranja provêm do ferro dissolvido nas águas do barranco, umas das mais ferruginosas da ilha de La Palma. Os verdes são dados pelas algas e musgos. O resultado é uma palete de tons que muda com a época do ano e o caudal do barranco. Para desfrutar deste presente para os olhos só é necessário percorrer a vereda de acesso a este escondido local do parque.
A zona de campismo situada no próprio centro do Parque Nacional de la Caldera de Taburiente é a única opção de alojamento no interior deste espaço natural e a melhor forma de sentir a sua essência agreste. A flora e a fauna da ilha de La Palma são praticamente inofensivas, assim que pernoitar na tenda ou em bivaque neste espaço a descoberto e sob os majestosos pinheiros de Taburiente é uma experiência muito segura e vivificante.
A estadia é gratuita, mas é necessário reservar lugar com antecedência. O acesso é mediante uma vereda de cinco quilómetros e meio que parte de Los Brecitos e desemboca no arroio de Taburiente. Entre os serviços da área pode-se contar com mesas de madeira, água corrente, e WC , assim como pessoal de vigilância. Ao lado está o edifício circular do centro de serviços de Taburiente, que oferece informações sobre as veredas e sobre os valores naturais do parque.
Pelo interior do Parque Nacional de la Caldera de Taburiente só se pode transitar a pé. Desde aí dispõe duma rede de veredas realmente invejável, com ótima sinalização e excelente manutenção. Os principais acessos ao parque são dois: o miradouro de La Cumbrecita, a 27 minutos de carro do centro de visitantes de El Paso, e Los Brecitos, a uma hora da povoação de Los Llanos de Aridane.
A traços gerais, a rede consta de um percurso comprido, o GR-131, que ladeia a caldeira e alcança o cume da ilha de La Palma, a rocha dos Muchachos (2.426 metros); e as múltiplas variantes do percurso curto PRLP-13, que decorrem entre barrancos sulcados de água e mantos de pinheiros. A mais popular é a que desce em ziguezague lentamente desde Los Brecitos e percorre o sinuoso barranco das Angustias.
No interior do Parque Nacional de la Caldera de Taburiente, longe da costa da ilha de La Palma, encontramos um tipo especial de praia. São os mantos de pedras e cascalho arredondado que assinalam um dos poucos cursos de água contínuos das Canárias: o arroio de Taburiente. Aqui, o caminhante pode deleitar-se com o murmúrio da água enquanto contempla a fundo as espetaculares escarpas da caldeira.
Para aceder à praia de Taburiente deve-se descer pela vereda de Los Brecitos à zona de campismo. A rota transcorre durante duas horas por ladeiras cobertas de pinheiros canários, alguns deles monumentais. No final aparecem as frias águas de Taburiente, que serpenteiam entre rochas de formas caprichosas e florestas com ribeira de cor verde vivo. A pouca distância encontra-se a zona de campismo e o seu centro de serviços.
O Observatório Astrofísico do Roque de los Muchachos é um conjunto com mais de 10 grandes instrumentos de observação solar e noturna. Situado a quase 2.400 metros de altitude, junto ao limite setentrional do Parque Nacional de la Caldera de Taburiente, este complexo declarado Património da Astronomia pela Unesco é um local fascinante, tanto desde fora como numa visita guiada ao seu interior.
O observatório está perto da estrada LP-4, a uma hora e 20 minutos de carro da capital da ilha, Santa Cruz de La Palma. As instalações, que incluem o telescópio ótico maior do mundo, o Grantecan, podem ser visitadas em horário diurno e em grupos, e após realizar reserva. Também existem empresas privadas que realizam safaris astronómicos a este e a outros pontos de observação astronómica de La Palma, uma ilha que possui a certificação Starlight pela excecional qualidade dos seus céus.
Os tesouros naturais do Parque Nacional de la Caldera de Taburiente descobrem-se melhor com botas e mochila. No entanto, o centro de visitantes de El Paso oferece uma visita virtual e explicada ao parque que nenhum visitante deveria perder. Desde a sua perfeita maquete da ilha de La Palma até à sua projeção audiovisual sobre a origem da caldeira, todos os elementos interpretativos são fáceis de entender e muito ilustrativos.
O centro explica a geologia, a fauna e a flora do parque batendo o pé no valor único dos seus muitos endemismos, espécies que não se encontram em outro lugar do mundo. Também se conta como a caldeira teve um papel importante na gestão da água e na economia da ilha. E como foi um local chave para a conquista das Ilhas Canárias pelos espanhóis no século XV.
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).