Roque de los Muchachos

Extraordinária varanda para admirar as estrelas
Situado no ponto mais alto da ilha de La Palma, 2.396 metros acima do nível do mar, Roque de los Muchachos é um dos melhores lugares do mundo para a observação de estrelas. Facilmente acessível de automóvel, esta zona alberga o Observatório Astrofísico de Roque de los Muchachos, que pode visitar-se durante o dia mediante reserva. Chegando à noite, convém equipar-se de vestuário de agasalho e alimentos, dado que não há serviços disponíveis a menos de uma hora de estrada, embora também se possa apreciar o céu nas colinas próximas.
Um céu limpo, graças a um ecrã natural de nuvens
Roque de los Muchachos possui um dos céus mais limpos do planeta, devido à sua qualidade ambiental e a características físicas singulares. A localização da ilha no meio do oceano Atlântico e o seu clima peculiar fazem com que a formação de nuvens ocorra a entre mil e dois mil metros de altitude. Estes fatores naturais levam a que as nuvens atuem como um espelho natural e impeçam que a contaminação luminosa das povoações costeiras dificulte a observação noturna das estrelas.
Altitude
2.426 m
Protected sky
Reserva Starlight
Information panels
Observatory
Parking
Protected natural space
Telescopy
Localidad
Garafia, El Paso

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Desligue os faróis do seu carro e não utilize lanternas. Assim, ajudará a minimizar a poluição luminosa no céu.
- Se estiver num miradouro astronómico, respeite e cuide dos diversos elementos do mobiliário (painéis informativos, corrimões, bancos, binóculos e telescópios...).
- Tente manter-se em silêncio ou falar em voz baixa. Assim, tornará a experiência mais agradável.
5
10
262
10045