Trilhos fáceis e surpreendentes para toda a família em La Palma

Florestas primitivas, vulcões e paisagens mágicas são algumas das surpresas que se escondem na rede de trilhos de uma ilha para toda a família

A ilha de La Palma é um paraíso natural e uma joia localizada no Oceano Atlântico. Com uma área de 708,3 km², a denominada “Isla Bonita” é também a “Isla de los senderistas”.

Desde os caminhos mais complexos aos mais simples, a ilha conta com uma requintada rede de trilhos que se baseia na sinalização e segurança para criar uma experiência adequada a cada visitante. A variedade de trilhos permite encontrar o percurso que se adapta ao tipo de pessoa e que seja mais confortável, tornando qualquer caminhada numa aventura para toda a família.

Contenido

Uma das primeiras rotas recomendadas para os mais pequenos da família é o trilho de San Andrés ao Charco Azul. GR-130, Camino Real de la Costa.

Durante este trajeto, que percorre o antigo Camino Real de la Costa, as crianças terão a oportunidade de descobrir elementos característicos da zona, como o forno de cal, enquanto observam a majestosa costa da ilha. Como recompensa para toda a família, o trilho termina no famoso Charco Azul, uma zona balnear que se tornou uma atração natural graças às suas grandes dimensões, à sua proteção contra as ondas e à sua piscina infantil com um fundo liso.

Contenido

Um passeio como nos filmes

Outra das rotas fundamentais e mágicas é a do Cubo de La Galga, localizada no município de Puntallana. Neste lugar, cujas paisagens serviram de cenário natural para séries como The Witcher, existem muitas rotas para se perder, embora o que se recomenda seja seguir a rota normal e cortar num trilho que se estende, aproximadamente, por 4 quilómetros. Com este passeio, os mais pequenos desfrutarão de uma experiência numa floresta que, sem dúvida, parecerá tirada de uma história.

 

Uma aventura entre cascatas

No Floresta de los Tilos também toda a família desfrutará. Embora existam várias rotas, a mais simples e adequada para se fazer com crianças é a que começa no Centro de Interpretação da Floresta de Los Tilos e que guia os caminhantes por um trilho que termina próximo de uma cascata, à qual se acede através de uns passadiços que, sem dúvida, surpreenderão os mais pequenos.

Contenido

Por último, e para penetrar no coração vulcânico de La Palma, é indispensável visitar o Vulcão de San Antonio, em Fuencaliente. É uma experiência fantástica. Para aceder ao vulcão, tem de se pagar uma entrada não muito cara. Uma vez lá dentro, pode-se percorrer um curto trilho na encosta de San Antonio, ver o seu interior e ter uma vista fantástica sobre o vulcão Teneguía, bem como desfrutar de um simulador de terremotos que fará as delícias de toda a família.

La Palma conta com quase 1000 quilómetros de trilhos, por isso ainda existem muitos mais. Outras opções para uma caminhada, para além das já mencionadas, é a rota dos Dragos de Buracas, onde se pode descobrir a povoação de Las Tricias e ficar fascinado por uma floresta de Dragoeiros que se encontra no caminho.

Também há a rota circular de La Cumbrecita passando pelo Lomo de las Chozas e o miradouro de Los Roques. Esta rota é a mais simples de todas, e estende-se por 3 quilómetros na zona da Caldera de Taburiente.

Contenido

Para que a experiência seja o mais segura possível, da área de Medioambiente do Cabildo de La Palma recomenda-se respeitar a sinalização e não sair do caminho principal, consultar as previsões meteorológicas antes de iniciar a marcha, não caminhar sozinho e avisar alguém sobre o percurso que vai fazer, assim como a hora de regresso; estas são apenas algumas das recomendações que são feitas a partir da área de Medioambiente do Cabildo de La Palma.

Para que os mais pequenos desfrutem ao máximo da sua caminhada, é também aconselhável levar uma pequena mochila com alguma roupa quente, uma capa para chuva, comida e muita água e, claro, um telemóvel com a bateria carregada. Nunca são utilizados, mas quando fazem falta têm de lá estar. Por último, equipe-se com equipamento específico, especialmente nos pés: “botas de trekking ou similares (evitar ténis) são fundamentais.”

É indispensável respeitar a fauna e a flora do lugar, pois é uma parte vital da essência de La Palma. Além de que não deve deixar lixo no trilho.