Música canária

É bem sabido que o ambiente condiciona a vida dos povos e marca as suas manifestações artísticas e musicais. Por isso, não é de estranhar que as Ilhas Canárias tenham uma grande riqueza e diversidade musical. O contraste das suas paisagens, juntamente com o facto de que cada uma das 8 ilhas pode ser um recanto para nos inspirarmos, deu lugar não só a diferentes estilos musicais e danças populares, mas também a um dos grandes tenores como Alfredo Kraus.

Contenido

Como em todos os lugares do mundo, nas ilhas a música também foi um motor para estabelecer vínculos e unir as suas gentes em diferentes momentos da vida; as lavouras ou debulhas no campo, os ranchos de ánimas (grupos de pessoas que se reuniam para cantar e tocar com a intenção de recolher dinheiro para pagarem missas pelas almas dos defuntos), durante alguns rituais ou as folías, isas e malagueñas (cantares típicos das Canárias) quando se tratava de dançar.

Por isso, quando se perguntar como pode conhecer mais a cultura das Ilhas Canárias, feche os olhos e escute.

Imagen
Contenido

A música tradicional canária é o resultado de inúmeras influências culturais, europeias e americanas, que foram enriquecendo a sua cultura musical ao longo da história, sem esquecer a sobrevivência de alguns ritmos aborígenes.

Contudo, a música canária ganhou a sua própria personalidade ao longo do tempo, absorvendo a idiossincrasia do povo canário e dando lugar, assim, a um estilo muito mais variado daquele que foi na sua origem.

Imagen
Contenido

Imagine um lugar onde pode estabelecer uma ligação com a música. Imagine desfrutar do som e ter a possibilidade de repetir essas sensações em cada estação do ano. Concertos, ópera, festivais de música clássica, auditórios e uma infinidade de cultura musical.

Agora deixe de imaginar esse lugar e descubra as Ilhas Canárias, um leque de possibilidades muito vasto que se encontra no melhor clima do mundo, podendo assim desfrutar da boa música 365 dias por ano.

Imagen
Contenido

Após mais de 30 anos a oferecer uma excelente qualidade artística, o Festival Internacional de Música das Canárias consolidou-se como uma referência internacional dos festivais de música clássica com orquestras de todo o mundo. Além disso, é o primeiro que todos os anos inaugura a atividade musical da Europa, dado que se realiza durante os meses de janeiro e fevereiro, algo que só é possível nas Ilhas Canárias graças às temperaturas constantes durante todo o ano.

Imagen
Contenido

Este auditório, também conhecido como Auditório de Las Palmas de Gran Canaria, tem o nome de Alfredo Kraus, o tenor canário mais internacional e mais querido pelo grande público, em agradecimento pelo seu trabalho no mundo da música. Desenhado pelo arquiteto Oscar Tusquets e erigido sobre uma base de rocha vulcânica, tem 16.750 m2 de superfície em 25 salas que acolhem alguns concertos do Festival Internacional de Música das Canárias.

Imagen
Contenido

Antigamente chamado e conhecido apenas como Auditório de Tenerife, o seu nome atual honra o antigo Presidente do Governo das Canárias, uma homenagem após ter promovido a sua construção quando exercia a presidência do Cabido de Tenerife. O seu design impactante pelas mãos do arquiteto Santiago Calatrava vai deixá-lo sem palavras, assim como a sua programação, que inclui concertos de música de vários estilos, assim como outro tipo de espetáculos de artes cénicas.

Imagen