As Ilhas Canárias são um destino que atrai todo o tipo de visitantes… Incluindo os cetáceos!
A riqueza do seu fundo marinho e a excelente temperatura das suas águas atraem constantemente uma grande variedade de fauna marinha. A grande vantagem das ilhas em relação a outras regiões é que no arquipélago muitos deles habitam de maneira permanente, o que pressupõe uma enorme garantia de os ver.
Nas proximidades das Ilhas Canárias podem encontrar-se até 26 espécies diferentes, desde a gigantesca baleia azul até aos simpáticos golfinhos. A sua presença é tão próxima das nossas costas que as ilhas converteram-se no lugar da Europa mais importante por número de pessoas para a observação dos cetáceos em liberdade.
Espécies mais comuns
A percentagem de avistamento nas Ilhas Canárias é notavelmente alta. As espécies mais comuns que podem avistar-se são a Baleia-piloto (Calderón Tropical), o Golfinho-roaz (Delfín Mular) e a Baleia Jubarte ou corcunda (Ballena Yubarta), espécies das chamadas residentes, algumas delas com colónia permanente no arquipélago, esperando a sua visita.
O bem-estar dos cetáceos em primeiro
As embarcações que o levarão a conhecer as baleias e delfins apresentam o distintivo “Barco Azul” e cumprem as leis que garantem uma vida plena e feliz aos cetáceos que habitam nas águas canárias. Atividades como alimentá-los ou tomar banho com eles não serão permitidas na travessia para que possam continuar a desfrutar do seu habitat em total liberdade.
Costa e praia
Costa Sul Tenerife
As águas do sudeste da ilha de Tenerife são um espaço privilegiado para a observação de animais cetáceos em liberdade. A sua presença próxima da costa fez de Tenerife o primeiro lugar da Europa em número de pessoas que conseguiram avistar cetáceos em liberdade. Aqui podem encontrar-se até 21 espécies diferentes desde a baleia azul até à orca. Há duas populações residentes de baleias-piloto e de golfinhos roaz que se podem ver quase em 80% dos dias do ano.
Costa e praia
Costa Sul Gran Canaria
Pequenos cetáceos como os golfinhos frequentam as águas do sul da ilha de Gran Canária, na zona de Puerto Rico, para gozar da tranquilidade e o oxigénio que aportam os frescos ventos alíseos. A sua atividade começa com os primeiros raios de sol, quando as suas barbatanas assomam à superfície. O seu avistamento converte-se na principal atração do dia, a que se somam habitantes locais e turistas. Várias embarcações programam passeios marítimos com os meios de segurança necessários e pessoal técnico especializado a bordo.
Costa e praia
Costa de Tazacorte La Palma
Alguns dos melhores avistamentos de grandes e medianos cetáceos em liberdade nas águas das Ilhas Canárias realiza-se a partir do porto de Tazacorte, na costa ocidental da ilha de La Palma. Várias rotas percorrem todos os dias alguns dos itinerários marítimos que frequentam animais como as baleias e os golfinhos, cuja percentagem de êxito de avistamento está por volta dos 90%. O mar da Palma também é um bom lugar para avistar cachalotes.
Costa e praia
Costa do Valle Gran Rey La Gomera
Saindo da costa do Valle Gran Rey, as águas do sul da ilha de La Gomera oferecem umas estupendas possibilidades para o avistamento de animais cetáceos nadando em liberdade. Por esta zona marítima transitam com muita frequência grandes mamíferos marinhos como golfinhos pintados, comuns e roaz, assim como diferentes tipos de baleias, cachalotes e rorquais tropicais. Nestas excursões, sempre acompanhados por pessoal técnico especializado marítimo, os passageiros podem ainda observar tartarugas marinhas.