Parque Rural de Teno

Um paraíso rural em Tenerife

Passear por Teno é como caminhar por uma ilha dentro de outra ilha. Este maciço montanhoso que supera os 1.300 metros de altitude ocupa todo o extremo ocidental da ilha de Tenerife e fica quase na sua totalidade rodeado de mar. De facto, nas suas origens Teno era uma pequena ilha separada que posteriormente se uniu a outras para formar o que hoje é Tenerife. Este isolamento geográfico relativo permitiu que os seus barrancos e estreitos vales conservem uma biodiversidade, arquitetura e costumes singulares, difíceis de encontrar no Tenerife dos resorts e no turismo de massas.

Natureza e tradições nas montanhas de Teno

O Parque Rural de Teno oferece desde a laurissilva frondosa do monte da Água até aos estupendos matagais de plantas cactiformes do monumental barranco de Masca, passando pelas suas falésias verticais transbordantes de vida. A estreita relação entre a natureza e as comunidades locais do maciço é um dos temas do centro de visitantes que o parque tem na povoação de El Palmar. Aí pode-se obter informações sobre as 13 veredas perfeitamente assinaladas do parque e dos melhores locais para adquirir produtos locais.

Altura
780 m
Flora interest
Parking
Trekking routes
Public transport
Wildlife interest
Localidad
Buenavista, Los Silos, Santiago del Teide, El Tanque

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Título
Centro de visitantes de Los Pedregales

Informação sobre o Parque Rural de Teno

Um dia perfeito no Parque Rural de Teno começa no centro de visitantes de Los Pedregales. Situado no coração do formoso vale de El Palmar, num desvio da estrada TF-436, o centro aloja-se num bonito casarão com teto de telha e pátio com alpendre. Aí, o atencioso pessoal do parque pode organizar um itinerário perfeito para esse dia. Os seus painéis e vídeos interpretativos preparam o turista para entender melhor toda a beleza natural que lhe espera à saída.

Quem quiser caminhar pode aproveitar a visita para reservar lugar numa rota interpretada por guias do parque, ou adquirir produtos locais como o mel ou o açafrão de Teno. A menos de um quilómetro do centro está a zona recreativa e a zona de campismo de Los Pedregales, ideal para um piquenique ou para pernoitar com tenda. E se a visita for feita num domingo, é recomendável passear pelo mercado do agricultor situado no imóvel limítrofe ao centro de visitantes.

Imagen
Subtítulo
Barranco de Masca, Tenerife
Título
Casario de Masca

O casario ocupa a zona superior do curso entre os espigões de Abache, La Fortaleza e el Roque Tarucho. É composto por quatro bairros que descem a partir da estrada, antigo caminho que comunicava Valle de Santiago com o de Palmar. Para aceder ao trilho, temos de descer pelo bairro de La Piedra, onde se encontra a ermida Nuestra Señora de la Concepción, do século XVIII, com o seu largo povoado de loureiros.

Imagen
Título
Casario de Teno Alto

Casas de pedra no cume dum parque rural

Teno Alto é um casario montanhês situado no alto da península mais ocidental de Tenerife, dentro do Parque Rural de Teno. Após chegar de carro pela estrada que sobe desde a aldeia de El Palmar, o visitante encontra-se com um delicioso grupo de casas antigas com telhados de telha e muros de pedra caiados de branco e mostarda. O casario está situado entre verdes elevações aterraçadas para o cultivo onde ainda se veem rebanhos de cabras e ovelhas conduzidas por pastores locais.

Uma excelente rota alternativa para chegar ao casario é a vereda do Callejón de Teno, que parte dum ponto que fica perto do centro de visitantes de Los Pedregales, em El Palmar, e sobe ao longo de cinco quilómetros por um caminho empedrado. Ao chegar ao bairro de Los Bailaderos, o visitante pode recompensar-se com uma merenda de deliciosa carne de cabra, queijo e vinho local ou comprar um saco do nutritivo cereal tostado e moído das Canárias: o gofio.

Imagen
Título
Natureza de Teno

Flora e fauna das montanhas de Tenerife

O Parque Rural de Teno está coberto de um tapete verde de enorme riqueza biológica. Este manto que percorre a costa até ao cume desta península montanhosa do oeste de Tenerife apresenta uma interessante sucessão de vegetação: matagais de plantas com forma de candelabro adaptadas a condições desérticas, selvas húmidas de loureiros, florestas de urzes com até 15 metros de altura e jardins verticais de flora amante dos penhascos.

Este interessante mosaico vegetal está habitado por espécies de fauna realmente fascinantes e inclusive raras, como a águia pescadora, o lagarto gigante de Teno e uma enorme variedade de invertebrados, como escaravelhos brilhantes e multicolores, muitos dos quais só se encontram neste cantinho do planeta. E não se deve esquecer que no mar que se estende frente ao parque vivem povoações residentes de brincalhões golfinhos e elegantes baleias-piloto.

Imagen
Título
Monte del Agua

Uma das melhores florestas de laurissilva de Tenerife

Há milhões de anos, as glaciações e outras dramáticas mudanças climáticas eliminaram a maior parte das florestas de laurissilva que cobriam grandes superfícies do planeta. No entanto, perdoaram as da ilha de Tenerife. Por isso, hoje em dia o Parque Rural de Teno, a oeste de Tenerife, dispõe duma excelente selva de folha perene coberta de fetos e lianas que parece retirada dum filme de animais antediluvianos. É o famoso monte del Agua.

Esta floresta frondosa, húmida e lendária está encaixada entre os cumes mais altos do maciço montanhoso de Teno, e para aceder ao seu interior deve-se caminhar. A vereda PR-TF 52, com 2,5 quilómetros, que conecta as povoações de Las Portelas e Erjos, é uma das melhores veredas para o explorar. Se se dispõe dum livro guia sobre a natureza canarina poder-se-ão identificar árvores como a Persea indica ou o azevinho, ou distinguir entre as pombas rabiche e turqué.

Imagen
Título
Actividades acuáticas en Los Gigantes

Desportos aquáticos junto às falésias de Los Gigantes

Embora o Parque Rural de Anaga não incluía o mar que o rodeia, contém uma das imagens costeiras mais espetaculares das Canárias: as falésias de Los Gigantes. Este anfiteatro costeiro com 2,5 quilómetros de diâmetro formado por paredes verticais de rocha vulcânica que alcançam até 600 metros de altura supõe o extremo sul do parque, a oeste da ilha de Tenerife. Realizar qualquer desporto marinho com este pano de fundo é um autêntico luxo.

Desde o porto desportivo da contígua povoação turística de Los Gigantes saem grupos guiados de caiaque marítimo, paddle board e mergulho, que exploram as azuis águas frente às falésias. Aqui vivem todo o ano golfinhos-roazes e baleias-piloto tropicais e podem-se ver orcas e baleias azuis em migração. Desde a marinha de Los Gigantes também saem embarcações de vela ou a motor que percorrem a costa e, se o mar o permitir, levam até à isolada e atrativa praia de Masca.

Imagen
Título
Tradições e produtos típicos

Explorar a cultura das aldeias de Teno

As montanhas e vales do Parque Rural de Teno ainda conservam no seu interior muitas tradições centenárias que deram sustento, trabalho e abrigo aos povoadores deste espaço rural. Percorrendo as suas aldeias, parando nos seus mercados e falando com as gentes locais que atendem nas suas lojas de víveres, o visitante pode aprender mais sobre o seu estilo de vida simples, em contacto com o meio e enraizado na terra.

A nível gastronómico, Teno é famoso pelas suas batatas e pelo seu gofio (uma farinha canarina de cereais tostados). Também são apreciados o seu açafrão, os seus queijos de cabra e ovelha e, como não poderia deixar de ser, os seus deliciosos doces tradicionais. Dois tesouros culturais surpreendentes são a técnica de descida de penhascos quase verticais conhecida como "salto del pastor" e o sincopado estilo musical denominado de "tajaraste" de Teno Alto, que é dançado por grupos vestidos com o colorido traje tradicional da zona.

Imagen
Título
Casas rurais e albergue de Bolico

Onde dormir no Parque Rural de Teno

O Parque Rural de Teno merece que lhe dediquem mais que um dia a explorar a sua natureza, as suas paisagens e as suas tradições. Duas opções excelentes para pernoitar dentro desta península a oeste da ilha de Tenerife são, por um lado, as numerosas casas rurais privadas que se encontram repartidas por entre várias zonas do parque e, por outro lado, o magnifico refúgio florestal do Governo insular de Tenerife, conhecido como albergue de Bolico.

Se se desejar intimidade e silêncio, uma boa opção é reservar uma casa rural. Muitas destas são antigas vivendas com acabamento rústico em rocha vulcânica, telha e madeira nobre, situadas no meio da campina ou na montanha. Para socializar, pode-se optar pelo albergue de Bolico, situado nos arredores da aldeia de Las Portelas, junto à laurissilva. Oferece quartos de utilização exclusiva e partilhada, e na sua receção podem-se contratar atividades guiadas na natureza.

Imagen
Título
Rede de veredas

Caminhadas no Parque Rural de Teno

O agradável clima e a beleza da paisagem do Parque Rural de Teno convidam a calçar as botas, pôr a mochila e a percorrer a pé este maciço montanhoso do ocidente da ilha de Tenerife. Poucos espaços naturais da ilha têm uma rede de veredas tão bem sinalizada e cuidada. Dispõe de 10 veredas livres, duas autoguiadas e uma rota interpretativa. Um bom local onde se poderá documentar sobre todas estas é o centro de visitantes de Los Pedregales.

O eixo central da rede é a vereda PR-TF 51, que vai desde a povoação de San José de Los Llanos à ponta de Teno (o ponto mais ocidental de Tenerife). Os seus 14 quilómetros atravessam o parque de este a oeste pela beira da sua cordilheira dorsal. Outra vereda popular é a autoguiada PR-TF 53, que conecta as povoações de Erjos e Los Silos com uma descida espetacular com vistas para a nortenha comarca da Isla Baja, uma ampla planície costeira plantada de bananeiras.

Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
1
10
262
10045