A grande floresta de pinheiro canarino de Gran Canária
O Parque Natural de Tamadaba conta com uma floresta de pinheiros de uma espetacularidade destacável. Os 2.000 hectares do pinhal de Tamadaba cobrem um amplo maciço abrupto e recortado do noroeste da ilha de Gran Canária, com acesso desde as localidades de Agaete ou da Aldea de San Nicolás. Regenerado e repovoado no século XX, hoje em dia é um dos pinhais mais sãos das Canárias e um apreciado destino de ócio na natureza em Gran Canária.
Os pinheiros de Gran Canária são duma espécie peculiar: o pinheiro canarino, que é originário destas ilhas. É uma árvore alta, simétrica, de cor verde acinzentado e resistente aos incêndios. À fresca sombra dos de Tamadaba encontramos plantas fragrantes e de flores coloridas, como a esteva, a milfurada e el tomilho selvagem. Além disso, as suas copas e troncos são o lar de muitas aves, como os animados pica-paus e os escassos mas encantadores tentilhões azuis de Gran Canária.
Dormir em bangalô ou caravana no pinhal de Gran Canária
Uma das atividades na natureza preferidas dos habitantes de Gran Canária é reunir-se à sombra dos pinhais do Parque Natural de Tamadaba. Talvez por isso, uma das zonas de campismo e churrascos mais completa e extensa da ilha encontra-se neste pinhal situado nos cumes a noroeste da ilha. Com espaço para 400 pessoas em bangalôs ou autocaravanas, os Llanos de La Mimbre são um ponto ideal desde o qual se pode explorar este parque natural.
Esta zona de campismo e área recreativa está no próprio coração do pinhal de Tamadaba, junto à estrada GC-216, que rodeia o pico de La Bandera. Desde as imediações do recinto saem várias veredas de interesse, como a que sobe ao próprio pico de La Bandera, ou a rota clássica de San Pedro, com 20 quilómetros, a qual oferece vistas impressionantes da povoação costeira de Agaete desde as alturas. Para pernoitar nos Llanos de la Mimbre deve-se reservar lugar.
Palmeiral e praia selvagem perto de Agaete
Guayedra é um grande barranco com uma pequena floresta de palmeiras canarinas que acaba numa praia selvagem de areia preta e pedras. Este cantinho pouco frequentado está a apenas seis quilómetros da localidade e do porto de Agaete, a noroeste de Gran Canária. A estrada GC-200 deixa-nos no próprio barranco, a 650 metros de vereda da praia. Aqui acaba o Parque Natural de Tamadaba e começa um dia de desconexão do mundano ruido.
Desde as esplêndidas palmeiras do seu troço fino até às suas Pistacias atlanticas sobreviventes das grandes florestas de antigamente, a flora de Guayedra é excecional. Aqui vivem muitas plantas endémicas de Gran Canária, como a bonita margarida de Guayedra. Uma vereda circular que conecta com Agaete permite desfrutar de toda esta beleza. E após a vereda, o visitante pode banhar-se na praia de Guayedra, tendo cuidado com a corrente e o marulho.
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).