Parque Natural de Tamadaba

Floresta de pinheiro canarino numa reserva da biosfera

O Parque Natural de Tamadaba é um dos territórios menos alterados pela mão humana da ilha de Gran Canária. Os seus 7.500 hectares estendem-se desde o cume até à costa no extremo ocidental da ilha, dentro dum espaço declarado pela Unesco como Reserva da Biosfera. O visitante pode eleger entre as fabulosas florestas naturais de pinheiro canarino autóctone dos cumes, as vertiginosas falésias da sua quase inacessível costa e a rica biodiversidade dos seus barrancos.

O que ver no Parque Natural de Tamadaba

Após vinte minutos de carro desde Artenara pela estrada GC-216, chega-se aos cumes do parque. Aí pode-se fazer um piquenique sob os fragrantes pinheiros da área recreativa de Llanos de La Mimbre e depois observar essa espetacular floresta desde o pico de La Bandera. A altura mais baixa, a GC-200 conecta a Aldeia de San Nicolás com o miradouro de El Balcón, onde se podem ver falésias marítimas com forma de cauda de dragão, ou a afastada praia de Guayedra com a sua falésia salpicada de palmeiras.

Altura
45 m
Flora interest
Parking
Trekking routes
Public transport
Wildlife interest
Localidad
Artenara, Aldea de San Nicolas, Agaete

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Título
Pinhal de Tamadaba

A grande floresta de pinheiro canarino de Gran Canária

O Parque Natural de Tamadaba conta com uma floresta de pinheiros de uma espetacularidade destacável. Os 2.000 hectares do pinhal de Tamadaba cobrem um amplo maciço abrupto e recortado do noroeste da ilha de Gran Canária, com acesso desde as localidades de Agaete ou da Aldea de San Nicolás. Regenerado e repovoado no século XX, hoje em dia é um dos pinhais mais sãos das Canárias e um apreciado destino de ócio na natureza em Gran Canária.

Os pinheiros de Gran Canária são duma espécie peculiar: o pinheiro canarino, que é originário destas ilhas. É uma árvore alta, simétrica, de cor verde acinzentado e resistente aos incêndios. À fresca sombra dos de Tamadaba encontramos plantas fragrantes e de flores coloridas, como a esteva, a milfurada e el tomilho selvagem. Além disso, as suas copas e troncos são o lar de muitas aves, como os animados pica-paus e os escassos mas encantadores tentilhões azuis de Gran Canária.

Imagen
Título
Zona de campismo de Llanos de La Mimbre

Dormir em bangalô ou caravana no pinhal de Gran Canária

Uma das atividades na natureza preferidas dos habitantes de Gran Canária é reunir-se à sombra dos pinhais do Parque Natural de Tamadaba. Talvez por isso, uma das zonas de campismo e churrascos mais completa e extensa da ilha encontra-se neste pinhal situado nos cumes a noroeste da ilha. Com espaço para 400 pessoas em bangalôs ou autocaravanas, os Llanos de La Mimbre são um ponto ideal desde o qual se pode explorar este parque natural.

Esta zona de campismo e área recreativa está no próprio coração do pinhal de Tamadaba, junto à estrada GC-216, que rodeia o pico de La Bandera. Desde as imediações do recinto saem várias veredas de interesse, como a que sobe ao próprio pico de La Bandera, ou a rota clássica de San Pedro, com 20 quilómetros, a qual oferece vistas impressionantes da povoação costeira de Agaete desde as alturas. Para pernoitar nos Llanos de la Mimbre deve-se reservar lugar.

Imagen
Título
Barranco e praia de Guayedra

Palmeiral e praia selvagem perto de Agaete

Guayedra é um grande barranco com uma pequena floresta de palmeiras canarinas que acaba numa praia selvagem de areia preta e pedras. Este cantinho pouco frequentado está a apenas seis quilómetros da localidade e do porto de Agaete, a noroeste de Gran Canária. A estrada GC-200 deixa-nos no próprio barranco, a 650 metros de vereda da praia. Aqui acaba o Parque Natural de Tamadaba e começa um dia de desconexão do mundano ruido.

Desde as esplêndidas palmeiras do seu troço fino até às suas Pistacias atlanticas sobreviventes das grandes florestas de antigamente, a flora de Guayedra é excecional. Aqui vivem muitas plantas endémicas de Gran Canária, como a bonita margarida de Guayedra. Uma vereda circular que conecta com Agaete permite desfrutar de toda esta beleza. E após a vereda, o visitante pode banhar-se na praia de Guayedra, tendo cuidado com a corrente e o marulho.

Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
2
10
262
10045