Cruz del Carmen-Punta del Hidalgo

Um trekking pela riqueza vegetal de Tenerife
A vereda que comunica Cruz del Carmen com Punta del Hidalgo inclui três troços diferenciados pelo tipo de vegetação no ambiente do Parque Rural de Anaga, situado a norte de Tenerife. Na primeira parte desta rota, entre Cruz del Carmen e Las Carboneras, reina a laurissilva, que logo dá lugar a pequenos terrenos agrícolas até chegar à zona de Chinamada. O último troço do trekking desce até ao nível do mar, com predomínio de matagal em Punta del Hidalgo.
Uma vereda desde o cume até à praia
Com os seus dez quilómetros de comprimento e um desnível máximo de 916 metros, esta rota tem uma dificuldade média pela sua combinação de vereda, caminho florestal e algumas zonas de estrada. Com a duração aproximada de quatro horas, convém levar equipamento e calçado apropriados para esta descida até à costa, e também alimentos e bebida fresca. E não se esqueça de levar uma máquina fotográfica para ter uma recordação das esplêndidas vistas sobre a várzea de La Laguna e, no miradouro de Aguaide, uma panorâmica da costa de Anaga.
Length
9,7 km
Public transport
Localidad
San Cristóbal de La Laguna
Downloadable files selection
Archivos
Imagen Archivo
Título Fichero
Cruz del Carmen-Punta del Hidalgo
pdf

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Subtítulo
Cruz del Carmen – Punta del Hidalgo, Tenerife
Título
Cruz del Carmen N 28 04 904 // W 017 06 611

Este grande espaço hoje ocupado por um estacionamento e diferentes equipamentos é um importante cruzamento de caminhos. Antigamente uma cruz encomendada à virgem del Carmen protegia os passantes.  No fim do século XIX, a guarda florestal da zona decidiu premiar quem transportasse uma pedra com um cabaz de madeira; de tal forma que foi juntado material suficiente para construir esta ermida para a Cruz del Carmen.

Antes de descer, vá até ao miradouro onde terá uma das melhores vistas da Vega de La Laguna.

Imagen
Subtítulo
Cruz del Carmen – Punta del Hidalgo, Tenerife
Título
Las Carboneras N 28 32 843 // W 016 16 746

Este cruzamento é importante, visto que aqui se uniam os caminhos dos "punteros" (habitantes de Punta del Hidalgo) e dos vizinhos de Las Carboneras, que subiam até à Cruz del Carmen, ponto de distribuição no cume. A importância deste cruzamento é marcada pela cruz que ficou como testemunho da passagem de tantas pessoas.

Chegamos após atravessar o desfiladeiro das escadas, um dos trechos mais duros do trilho pelo desnível a subir em tão pouca distância.

Imagen
Subtítulo
Cruz del Carmen – Punta del Hidalgo, Tenerife
Título
Chinamada N 28 33 712 // 016 17 453

Este casario a meio do caminho é um excecional exemplo do habitat troglodita que ainda existe em Anaga. A maior parte das habitações são casas grutas, escavadas no terreno, visto que a dificuldade para encontrar terrenos planos para cultivar fez que as pessoas vivessem em sítios marginais para não roubar um metro de solo fértil. É à volta do rochedo que se encontra a maior parte das habitações do casario.

Antes de continuar a descer, podemos ir até ao miradouro de Aguaide, que oferece impressionantes vistas sobre Punta del Hidalgo e o resto da costa norte de Anaga.

Logo ao sair do trilho, podemos ver no meio do barranco um imponente rochedo, um pico fonolítico, que se destaca pela sua cor clara. É o rochedo dos Pinos, onde se encontra a única povoação de pinheiro canário, visto que teoricamente o parque se encontra abaixo da sua cota habitual. Neste rochedo encontra-se um dos endemismos botânicos do Parque,  Cistus chinamadensis, uma esteva endémica.

Imagen
Subtítulo
Cruz del Carmen – Punta del Hidalgo, Tenerife
Título
Dos Hermanos N 28 34 123 // W 016 18 199

Este belíssimo rochedo é o símbolo da aldeia de Punta del Hidalgo. O seu nome vem de uma lenda "guanche".  Dois jovens irmãos cujo amor estava proibido subiram acima do rochedo e atiraram-se para o vazio de noite e, partida pela dor, a montanha abriu-se em dois com um gemido de sofrimento.

Imagen
Subtítulo
Cruz del Carmen – Punta del Hidalgo, Tenerife
Título
Pozo La Fajana N 28 34 225 // W 016 18 829

As construções que aparecem numa lateral do barranco pertencem ao Pozo La Fajana, que dá água às explorações agrícolas de Punta del Hidalgo. O edifício de maior tamanho alberga maquinaria antiga de enorme valor, embora atualmente não seja possível vê-la. O poço é na realidade uma mina de água que entra com uma galeria até ao interior do barranco para captar água doce e fugir à intrusão marinha da água do oceano.

Imagen
Subtítulo
Cruz del Carmen – Punta del Hidalgo, Tenerife
Título
Mirador de la Punta N 28 34 283 // W 016 16 679

Esta rota acaba num miradouro com posto de informação turística e vista para o Macizo de Anaga, de onde descemos, e sobre a costa. Um monumento a uma das grandes figuras do folclore canário Sebastián Ramos, El Puntero, recorda-nos que esta aldeia é um dos berços desta manifestação.

Continuando em direção à costa, é possível dar um mergulho nas piscinas naturais do litoral e ver uma das raras partes lisas costeiras mais interessantes da ilha. No fim do passeio também há paragem de autocarro.

Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- É mais seguro manter o seu animal de estimação com trela.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
1
54784
10 13
262
10045