Um Destino Com

Estrela

As Ilhas Canárias são um destino astro-turístico único, já que é um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas em qualquer época do ano, graças à sua privilegiada situação geográfica e à claridade dos seus céus protegidos.

Quer seja a partir de um dos seus grandes observatórios internacionais, ou numa excursão noturna com um guia profissional, nas ilhas poderá sentir-se mais próximo que nunca do universo. Poderá olhar fixamente uma estrela para descobrir nela o seu futuro ou pedir-lhe um desejo.

E quem sabe, talvez se cumpra.
/
Céus
Protegidos
A brisa dos ventos alíseos e a inversão térmica que geram impedem a formação de nuvens. Por isso, os céus das Canárias são os mais limpos e claros da Europa. Além disso, estão protegidos pela Ley sobre la Protección de la Calidad Astronómica de los Observatorios (Lei sobre a Proteção da Qualidade Astronómica dos Observatórios), que controla a contaminação lumínea, radioelétrica e atmosférica e regula as rotas aéreas para que nada dificulte a observação dos astros.
/
Observar De Perto O
Universo
As Ilhas Canárias contam com instalações astronómicas de grande relevância a nível mundial, localizadas a 2.400 metros sobre o nível do mar, como o Telescópio Gregor em Tenerife, o maior da Europa, ou o Observatório Roque de los Muchachos em La Palma. Ambos os centros estão abertos ao púbico e organizam visitas para fazerem chegar os seus conhecimentos a todo o mundo.
Também encontrará várias empresas que organizam percursos noturnos guiados ou sessões de observação a partir de miradouros espetaculares.

Descubra agora todas as constelações do céu canário a partir deste planetário virtual.
2 Reservas
Starlight
A encabeçar a lista de “Reserva Starlight” de destinos, nas Ilhas Canárias encontrará 3 zonas que já contam com este reconhecimento, que se outorga a aqueles territórios que conservam intacta a influencia lumínea natural: a ilha de la Palma, a ilha de la Fuerteventura e a Cumbre de Tenerife.
Para além disso, Tenerife lidera atualmente o EU Sky Route, um projeto financiado pela EU que procura consolidar novas rotas astro-turísticas pela Europa.
O Céu Das
/
7 Ilhas

La Palma

Situado na parte ocidental da ilha, o Mirador de San Borondón proporciona uma visão nítida da Estrela Polar e das constelações de Cassiopeia e Cefeu.

Lanzarote

Durante as noites de verão sem lua, desde o miradouro de Peñas del Chache, a norte de Haría, pode-se ver Sagitário com a sua forma de bule e Escorpião de cor avermelhado.

Fuerteventura

A partir do miradouro de Morro Velosa, pode ver-se claramente a letra dáblio (w) de Cassiopeia e a Ursa Menor, com a Estrela Polar sinalizando o norte.

Gran Canaria

En Em Llanos de Garañón, a 1.700m de altura, avistam-se perfeitamente Gémeos, Auriga, Touro e Oríon. São especialmente bonitas as noites de primavera.

La Gomera

Situado a 1.487m de altura, El Alto de Garajonay é uma atalaia natural ideal para observar as constelações de Sagitário e Escorpião, graças à sua escassa contaminação lumínea.

El Hierro

Até 1885 o meridiano zero passava pelo Cabo de Orchilla e sobre ele construiu-se o faro de Orchilla, (farol de Orchilla), a região ideal a partir da qual se pode distinguir Touro com clareza.

Tenerife

O mirador de El Palmar, no município de Buenavista, é um excelente local para observar Oríon e os seus dois cães, Cão Maior e Cão Menor, especialmente no fim de ano.