As Ilhas Canárias são um destino astro-turístico único, já que é um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas em qualquer época do ano, graças à sua privilegiada situação geográfica e à claridade dos seus céus protegidos.
Quer seja a partir de um dos seus grandes observatórios internacionais, ou numa excursão noturna com um guia profissional, nas ilhas poderá sentir-se mais próximo que nunca do universo. Poderá olhar fixamente uma estrela para descobrir nela o seu futuro ou pedir-lhe um desejo.
E quem sabe, talvez se cumpra.
Observar De Perto O universo
As Ilhas Canárias contam com instalações astronómicas de grande relevância a nível mundial, localizadas a 2.400 metros sobre o nível do mar, como o Telescópio Gregor em Tenerife, o maior da Europa, ou o Observatório Roque de los Muchachos em La Palma. Ambos os centros estão abertos ao púbico e organizam visitas para fazerem chegar os seus conhecimentos a todo o mundo.
Também encontrará várias empresas que organizam percursos noturnos guiados ou sessões de observação a partir de miradouros espetaculares.
3 RESERVAS STARLIGHT
A encabeçar a lista de “Reserva Starlight” de destinos, nas Ilhas Canárias encontrará 3 zonas que já contam com este reconhecimento, que se outorga a aqueles territórios que conservam intacta a influencia lumínea natural: a ilha de la Palma, a ilha de la Fuerteventura e a Cumbre de Tenerife.
DESTINO STARLIGHT
Para além de oferecer os céus estrelados, protegidos da contaminação lumínica, a Gran Canaria dispõe de inúmeras infraestruturas e atividades turísticas para desfrutar e proteger este recurso natural, pelo que é reconhecido como "Destino Turístico Starlight"
Para além disso, Tenerife lidera atualmente o EU Sky Route, um projeto financiado pela EU que procura consolidar novas rotas astro-turísticas pela Europa.