Observação de estrelas na montanha de Guajara

Panorama de estrelas na terceira montanha mais alta de Tenerife
Situada no Parque Nacional del Teide, na ilha de Tenerife, a montanha de Guajara constitui, com os seus 2.718 metros, o ponto mais elevado do parque e o terceiro pico mais alto de Tenerife. Facilmente acessível de automóvel até ao sopé, o percurso de subida até ao cume de Guajara exige um pouco mais de esforço. Convém equipar-se de vestuário e calçado adequados, alimentos e bebidas. Não existem serviços nas proximidades, dado que o Parador de Turismo fica a cinco quilómetros e El Portillo dista catorze quilómetros.
Espetáculo de estrelas à espera do amanhecer
Na montanha de Guajara, onde é possível dormir ao ar livre, o amanhecer oferece um belo espetáculo de luz e cor enquanto o sol desponta no horizonte. À noite, a visão do céu até ao horizonte permite contemplar a constelação de Cassiopeia, com a sua característica forma de duplo V. À sua esquerda cintila a Estrela Polar, que indica o norte. Para leste, à direita de Cassiopeia, vai-se erguendo um quadrado de estrelas à medida que a noite avança. É Pégaso, o cavalo alado da mitologia grega.
Altitude
2.715 m
Protected sky
Reserva Starlight
Protected natural space
Localidad
Granadilla de Abona

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Desligue os faróis do seu carro e não utilize lanternas. Assim, ajudará a minimizar a poluição luminosa no céu.
- Se estiver num miradouro astronómico, respeite e cuide dos diversos elementos do mobiliário (painéis informativos, corrimões, bancos, binóculos e telescópios...).
- Tente manter-se em silêncio ou falar em voz baixa. Assim, tornará a experiência mais agradável.
1
10
262
10045