Observação de estrelas em Llano del Jable

Reserva Starlight num miradouro coroando um vulcão adormecido
Na parte alta de El Paso, 1.200 metros acima do nível do mar, o miradouro Llano del Jable oferece, durante o dia, uma esplêndida vista do vale de Aridane, com o antigo vulcão Montaña Quemada em primeiro plano. Já à noite, esta zona de La Palma – ilha reconhecida como Reserva Starlight pela qualidade do seu firmamento – é uma maravilhosa varanda natural para contemplar panorâmicas únicas do céu. O miradouro dispõe de um painel informativo e vasto estacionamento, embora careça de serviços nas proximidades. Convém usar vestuário de agasalho.
Visão de três grandes constelações de estrelas
Orientado para oeste, o observatório astronómico de Llano del Jable é ideal para ver constelações às primeiras horas da noite em janeiro. Divisa-se claramente a de Pégaso à frente de Cassiopeia. Entre elas está Andrómeda, onde se situa a maior e mais próxima galáxia de todo o firmamento, a Grande Galáxia de Andrómeda. Em noites sem lua, com a ajuda de binóculos é claramente visível uma espécie de nuvenzinha alongada, que é um dos objetos celestes mais longínquos que os humanos podem distinguir sem ajuda ótica e se encontra a mais de 2,2 milhões de anos-luz.
Altitude
669 m
Protected sky
Reserva Starlight
Information panels
Parking
Protected natural space
Restauration
Localidad
El Paso

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Desligue os faróis do seu carro e não utilize lanternas. Assim, ajudará a minimizar a poluição luminosa no céu.
- Se estiver num miradouro astronómico, respeite e cuide dos diversos elementos do mobiliário (painéis informativos, corrimões, bancos, binóculos e telescópios...).
- Tente manter-se em silêncio ou falar em voz baixa. Assim, tornará a experiência mais agradável.
5
10
262
10045