Montanha de San Bartolo

Um miradouro de fácil acesso para todos os públicos
Situado no leste da ilha de La Palma, 439 metros acima do nível do mar, na montanha de San Bartolo existe um miradouro natural para contemplar o céu. É facilmente acessível de automóvel, cruzando o município de Puntallana até alcançar a ermida de San Bartolo e subir uma curta ladeira. Com um vasto estacionamento, o miradouro dispõe de painéis informativos, dois mapas estelares e uma escultura alusiva à lenda local do Salto do Apaixonado. Nas proximidades há restaurantes com especialidades da ilha e doçaria tradicional de La Palma.
Um observatório astronómico que brilha mais no verão
O miradouro de San Bartolo, rodeado de imponentes encostas situadas a norte, sul e oeste em contraste com o oceano Atlântico, a leste, permite observar o céu em quase todas as direções. Nesta montanha da ilha de La Palma, durante as primeiras horas das noites de junho e julho, pode contemplar-se uma das estrelas branco-azuladas mais próximas da Terra: trata-se de Vega. Nestes céus tão pouco contaminados, também é possível ver, dado que é mais luminosa, a pequena constelação da Lira.
Altitude
386 m
Protected sky
Reserva Starlight
Information panels
Protected natural space
Localidad
Puntallana

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Desligue os faróis do seu carro e não utilize lanternas. Assim, ajudará a minimizar a poluição luminosa no céu.
- Se estiver num miradouro astronómico, respeite e cuide dos diversos elementos do mobiliário (painéis informativos, corrimões, bancos, binóculos e telescópios...).
- Tente manter-se em silêncio ou falar em voz baixa. Assim, tornará a experiência mais agradável.
5
10
262
10045