Observação de estrelas no miradouro de Morro Velosa

Observatório natural sobre a costa oeste de Fuerteventura
Situado na comarca centro-ocidental da ilha de Fuerteventura, próximo do núcleo urbano de Betancuria, o miradouro de Morro Velosa permite desfrutar das esplêndidas características do céu ocidental das Ilhas Canárias. Do alto da serra Tegú, a 669 metros de altitude, esta atalaia natural da ilha oferece uma grande localização sem contaminação lumínica e dispõe de zona de estacionamento. Para visitas de interesse astronómico, recomenda-se levar roupa de agasalho e alimentos.
Procurando as estrelas recém-nascidas de Messier 52, próximo de Cassiopeia
Em Morro Velosa, olhando para noroeste nos meses finais do verão, ao princípio da noite vê-se claramente um duplo V suspenso sobre o horizonte: é a constelação de Cassiopeia, uma das mais características do hemisfério norte. Não muito longe, encontra-se a constelação da Ursa Menor, com a Estrela Polar assinalando o norte. A faixa de estrelas da Via Láctea atravessa o céu. Entre Cassiopeia e Cefeu descobre-se o bonito enxame de estrelas jovens recém-nascidas Messier 52, que é visível com binóculos como um montinho de estrelas.
Altitude
669 m
Protected sky
Zona de alto grau de nitidez
Information panels
Parking
Protected natural space
Localidad
Betancuria

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Desligue os faróis do seu carro e não utilize lanternas. Assim, ajudará a minimizar a poluição luminosa no céu.
- Se estiver num miradouro astronómico, respeite e cuide dos diversos elementos do mobiliário (painéis informativos, corrimões, bancos, binóculos e telescópios...).
- Tente manter-se em silêncio ou falar em voz baixa. Assim, tornará a experiência mais agradável.
4
10
262
10045