Percurso de automóvel pelo sul de La Palma

Excursão desde Santa Cruz de La Palma até Puerto Naos

Se quiser descobrir porque é que La Palma é também conhecida como Ilha Bonita para além da sua espetacular Caldera de Taburiente, este percurso pelo sul é perfeito. Centros históricos, zonas vulcânicas, Atlântico imponente, áreas agrícolas e banhos finais constituem uma carta irresistível que, simplesmente, dá vontade de repetir uma e outra vez. Da capital até Puerto Naos, as vistas e as paisagens, o habitual sol do sul numa ilha muito verde e a proximidade da natureza fazem do automóvel um bom ponto de partida.

Visita ao vulcão de Teneguía, Mazo e o oeste de La Palma

A excursão parte da capital, com a sua riqueza patrimonial e o seu porto. Continua por Breña Baja e Alta, ideais para tomar o pequeno-almoço antes de visitar o encantador centro histórico de Mazo,com o seu museu de bordados tradicionais e o principal complexo arqueológico da ilha. Para sul, e depois de passar por Tigalate, os povoados de Las Caletas e Las Indias oferecem vistas inesquecíveis de Teneguía, o vulcão que entrou em erupção em 1971. Daí até Puerto Naos, para sudoeste, a paisagem agiganta-se antes de um mergulho refrescante.

Route km
75
Estimated time
5h
Localidad
Santa Cruz de la Palma
Downloadable files selection
Archivos
Imagen Archivo
Título Fichero
Mapa de carreteras de la isla de La Palma
pdf

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Santa Cruz de La Palma
Título
Santa Cruz de La Palma

Capital da ilha e importante porto na rota histórica para a América

Fundada em 1493 pelo conquistador castelhano Alonso Fernández de Lugo, conhecido como El Adelantado, a capital de La Palma dependeu sempre do seu porto e do seu vínculo com o mar. Este percurso pelo sul da ilha parte de uma localidade com grande relação com a América, o que se reflete na tradição dos índios que vinham de Cuba, na sua arquitetura, especialmente nas famosas varandas de madeira, e na sua idiossincrasia. O vínculo é tal que, em 1558, o rei Filipe II criou nesta cidade o primeiro Tribunal das Índias, o que fez com que todos os navios espanhóis que mantinham relações comerciais com as colónias americanas tivessem de se registar aqui.

A relação com o mar ficou ainda marcada pela passagem de piratas, como o célebre francês Pata de Palo (François Le Clerc), que destruiu a cidade em 1553. O seu rico património renascentista, barroco e neoclássico, com destaque para a igreja do Salvador, torna-a num local ideal para tomar o pequeno-almoço nos numerosos bares, tascas e restaurantes antes de entrar no automóvel. As suas ruas calcetadas, os seus dois teatros (el Chico e el Circo de Marte) e os seus museus, como o Museu Naval, instalado numa espetacular réplica do navio com que Colombo descobriu a América, tornam a saída tão atrativa como o resto do dia.

Imagen
Santuário de Nuestra Señora de Las Nieves
Título
Santuário de Nuestra Señora de Las Nieves

Visita à segunda escultura católica mais antiga das Ilhas Canárias

Desde a capital, a primeira paragem deste percurso é o Santuário da Virgen de Las Nieves, patrona de La Palma, situado num terreno sinuoso que ascende vertiginosamente devido à inclinação acentuada da ilha. Com vistas espetaculares, este enclave acolhe numerosos visitantes e permite constatar a admiração que as gentes de La Palma sentem pela segunda estátua católica mais antiga das Ilhas Canárias, também ligada às populações aborígenes, como é o caso da Virgem da Candelaria. A imagem é de estilo românico tardio e modelada em terracota policromada. O seu tesouro e as suas caixas de joias estão entre as mais valiosas do arquipélago. Desde 1676, que é celebrada a conhecida Bajada de la Virgen a cada cinco anos até à igreja do Salvador, em Santa Cruz, tradição inicialmente ligada a uma seca e depois estabelecida como um dos símbolos da ilha.

Imagen
Breña Alta e Breña Baja
Título
Breña Alta e Breña Baja

Visita a dois povoados com riqueza patrimonial e tradição de charutos

Em direção a sul, uma estrada sem muitas retas conduz-nos a lugares como Buenavista de Arriba, com a vista permanente do vizinho risco de La Concepción, que protege parte da capital e o porto. No entanto, o itinerário recomenda uma paragem no povoado adjacente de Breña Alta, famosa pela sua produção de tabaco e charutos tradicionais de La Palma, de prestígio mundial. Se quiser saber mais sobre esta atividade, o centro temático do charuto oferece informações detalhadas.

Este povoado, com fortes raízes desportivas, tem vindo a crescer nas últimas décadas devido à sua tranquilidade e à escassez de habitações em Santa Cruz, o que tem motivado muitos residentes a elegerem esta zona para viver. No entanto, Breña Alta também se destaca pelo seu património. Entre outras joias, sobressai a igreja de San Pedro Apóstol e a praça da Lealdade (plaza de La Lealtad), de 1539. A igreja foi inicialmente uma ermida e adquiriu a sua forma atual em 1680. São ainda de salientar, as numerosas portas históricas de casas e quintas, bem como as mansões senhoriais, numa localidade com fortes raízes agrícolas na sua parte alta e com uma grande oferta rural.

Se Breña Alta é ideal para descansar um pouco e tomar o pequeno almoço, a sua irmã Breña Baja também reúne atributos suficientes para fazer parar o automóvel. Com vistas deslumbrantes sobre o Atlântico, e através de uma estrada menos sinuosa, esta localidade alberga a igreja de San José, edificada em 1548 e declarada Bem de Interesse Cultural na categoria de monumento em 1996. Entre outras, alberga a imagem de Santa Ana, escultura flamenga do século XVI. A sua qualidade de vida, a garantia de sol e a sua localização próxima da capital também fizeram deste povoado uma referência residencial.

Imagen
Mazo
Título
Mazo

Vila com grande tradição em bordados e tapetes de flores

Sem comprometer demasiado o percurso principal do itinerário, o que não é habitual no resto da Ilha, chega-se ao povoado de Mazo. A igreja de San Blas (1605) destaca-se no património local, salpicado por numerosas casas típicas bem conservadas. Desde a sua praça têm-se excelentes vistas do oceano e da parte sul da Ilha. No seu centro histórico, com algumas ruas empedradas, existe ainda o impressionante museu Casa Roja, onde está exposta a grande tradição de bordados da localidade e a festividade do Corpus Christi (que se comemora em setembro), declarada festa de interesse Turístico Nacional e que consiste na elaboração de tapetes de flores.

Se continuarmos para sul, mas ainda no interior da localidade de Mazo, o parque arqueológico de Belmaco, com as suas distintas grutas, permite comprovar os petróglifos aborígenes e a forma como se desenvolviam os benahoaritas, o povo nativo (guanches) da ilha. Logo depois, a estrada revela malpaíses num terreno cada vez mais árido que deixa ver a ponta sul de La Palma, marcada pelos vulcões de San Antonio e Teneguía.

Imagen
Ponta sul e Teneguía
Título
Ponta sul e Teneguía

Visite um dos últimos vulcões a entrar em erupção nas Ilhas Canárias (1971)

Depois de passar pelo último bairro de Mazo (Monte de Luna), o percurso entra na parte mais seca de La Palma, embora atravesse parte do pinhal do Parque Natural de Cumbre. A localidade de Fuencaliente oferece vistas maravilhosas das formas deixadas pela lava de vulcões como o de San Antonio ou o de Teneguía, um dos últimos a entrar em erupção nas Canárias (1971). Os bairros de Las Caletas, Las Indias e inclusive, Los Quemados, que apesar de se encontrarem um pouco mais abaixo da estrada principal proposta, são ideais para comer alguma coisa e desfrutar de vistas deslumbrantes do Atlântico e do negro vulcânico da paisagem, também salpicada de vermelhos e do verde proveniente da agricultura local. A máquina fotográfica é imprescindível para imortalizar as paisagens, com muitos sulcos e grandes falésias e uma costa escarpada assim que a estrada deixa o sudeste para subir para sudoeste.

Imagen
Puerto Naos
Título
Puerto Naos

Localidade costeira com praia e um atrativo passeio marítimo para desfrutar de uma bebida

A estrada continua a ser maioritariamente reta quando comparada com o interior e a parte norte de La Palma. Desde Las Indias, as vistas do Atlântico continuam a ser impressionantes, seja bem visível a inacessibilidade de parte do litoral, sobretudo na zona do rochedo e da ponta dos Los Guinchos. Depois de passar por povoados como Jedey, chega-se a San Nicolás e, desde aqui, deva descer para Las Manchas para, em alguns minutos, chegar a Puerto Naos. A segunda zona turística mais concorrida da ilha oferece uma atrativa praia de areia preta vulcânica, um sol quase garantido e os serviços de um lugar com hotéis e apartamentos que mantém a sua essência povoado encantador de pescadores, com bananeiras e outras culturas que dão o toque verde. As esplanadas, bares, restaurantes e lojas ao longo do passeio marítimo e ruas próximas são perfeitas para terminar o percurso, comer algo e tomar um banho refrescante no Atlântico.

Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Utilize os contentores do lixo e, na medida do possível, elimine os resíduos previamente separados no seu contentor correspondente.
  • Não atire objetos ou resíduos de qualquer tipo para o mar.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Em espaços naturais e miradouros, não saia dos trilhos ou espaços assinalados para o trânsito de transeuntes.
  • Respeite o património histórico e cultural do local, bem como o mobiliário público e os elementos à disposição dos visitantes, como painéis informativos ou telescópios e binóculos.
  • Conduza de forma prudente e responsável.
5
9
14 10
262
10045