Sabia que há uma ilha em que falam a assobiar?

A última linguagem assobiada

O Silbo gomero é uma linguagem com milhares de anos de história. A única linguagem assobiada do mundo que se mantém viva na atualidade conseguiu sobreviver adaptando-se aos novos tempos, embora a sua função principal, enviar e receber mensagens a vários quilómetros de distância, salvando obstáculos como as montanhas e ravinas de La Gomera, não tenha mudado em todos estes anos.

Contenido

Durante séculos, o Silbo gomero foi transmitido de geração em geração como uma simples ferramenta para realizar o trabalho no campo. Afortunadamente, desde 1999 é ensinado como uma disciplina obrigatória nas escolas de La Gomera e como optativa nas restantes ilhas do arquipélago, o que tem contribuído a que na atualidade seja corretamente utilizado por cerca de 22 000 pessoas.

Contenido

Criado pelos primeiros povoadores das Ilhas Canárias, os guanches, também era utilizado noutras ilhas do arquipélago como El Hierro, Tenerife e Gran Canaria, apesar de La Gomera ser a única que ainda o conserva e que conseguiu somar uma grande quantidade de utilizadores.

O Silbo gomero é uma linguagem pensada para atravessar grandes distâncias. De facto, um assobio chega muitíssimo mais longe que um grito. Não é por nada que são os sons de maior intensidade que o corpo humano pode produzir.

O Silbo gomero é uma linguagem mais pública que privada, dado que os assobios podem ser ouvidos a quilómetros de distância e através deles não podemos mandar uma mensagem a uma única pessoa. Deste modo, qualquer pessoa que conheça o idioma poderá entender o significado da nossa mensagem, mesmo que não seja o seu recetor.

Contenido

Esta linguagem sobreviveu durante milhares de anos, desde a época dos primeiros povoadores, e o segredo da sua sobrevivência foi a evolução. Nas suas origens, reproduzia a língua dos guanches, o berbere canário, enquanto atualmente reproduz o espanhol, e dizem que poderia reproduzir qualquer outra língua do mundo.

Contenido

Como a única linguagem assobiada do mundo, plenamente desenvolvida e praticada por uma comunidade numerosa, o Silbo gomero (linguagem assobiada) foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2009. Entre os motivos que apoiavam a sua candidatura, destacava-se o seu valor cultural, o esforço dos ilhéus para o manter vivo e a sua grande utilidade como sistema de comunicação.

 

Contenido

O silbo gomero é uma linguagem articulada que utiliza seis sons ‒ dois para as vogais e quatro para as consoantes ‒, através dos quais se podem expressar mais de 4000 palavras e criar uma quantidade ilimitada de mensagens. A comunicação costuma ser através de frases curtas, intercambiando todas as perguntas e respostas que forem necessárias para compreender claramente as mensagens.

Contenido

O Silbo gomero (linguagem assobiada) é um dos elementos mais importantes da cultura canária e de La Gomera, onde é normal que seja objeto de exibições nas festas tradicionais, tanto populares como religiosas.