Escultura em homenagem à Descida da Virgem de Los Reyes
Curiosa escultura do artista herreño Rubén Armiche, que representa a Descida da Virgem de Los Reyes, feita a partir de materiais reciclados. Sob essa camada branca encontram-se todo o tipo de resíduos urbanos: eletrodomésticos, peças de automóveis, madeira velha… Faz parte do projeto Reutilizart, cujo objetivo é unir a reutilização de resíduos e a arte para criar esculturas ao ar livre na ilha.
A parte frontal mostra dois dançarinos da Virgem, com uma alegoria dos chapéus que os distinguem – cada povoado tem o seu próprio modelo, sete no total.
Como curiosidade, as pequenas peças coloridas dos chapéus são, na verdade, tampas de embalagens de bebidas, recolhidas por crianças das escolas para envolver os mais jovens no projeto e ajudá-los a compreender melhor a “cultura da reciclagem”, entendida aqui como reutilização.
Por trás dos dançarinos representa-se o corso, a procissão em que a Virgem de Los Reyes é transportada pelos caminhos tradicionais no dia da Descida. A Descida é uma festa popular de carácter religioso, celebrada de quatro em quatro anos, no primeiro sábado de julho. Trata-se de uma peregrinação de um dia, na qual a Virgem é levada da sua ermida em La Dehesa até à igreja de Valverde. Durante o mês seguinte, é transportada de povoação em povoação e, no primeiro sábado de agosto, regressa à sua ermida no que se chama a Subida da Virgem