Valle Gran Rey

Poucos lugares têm a capacidade de unir, simultaneamente, o idealismo de um tempo passado com a magia do presente. Valle Gran Rey é, pelas suas praias, pela sua natureza e pelas suas temperaturas, sempre suaves, um lugar perfeito para, ao mesmo tempo, se afastar e restabelecer a sua relação com o mundo. Onde a história, a cultura e a gastronomia acompanham cada passo.

Imagen
Valle-Gran-Rey-La-Gomera
Contenido

Hupalupa, rei dos gomeros

Situado no sudoeste de La Gomera, Valle Gran Rey limita unicamente com Vallehermoso.  Tem uma extensão de 33 km2 e uma altitude máxima de uns 1000 metros sobre o nível do mar. O seu nome refere-se ao vale onde residia o líder Hupalupa, aborígene gomero e principal protagonista da Rebelião dos Gomeros de 1488.

Trata-se de um dos poucos lugares da ilha em que a população voltou a crescer, chegando neste século XXI ao seu máximo histórico, por cima dos 4600 habitantes. A população está dispersa entre os bairros e casarios que se encontram ao longo da ravina ou na zona costeira, à volta do vale que oferece uma das vistas mais habituais de toda a ilha: casas tradicionais com socalcos de cultura para o autoconsumo e esplêndidos palmeirais de fundo.

Afastado do turismo de massas, não se pode perder a oportunidade de admirar das montanhas de Arure e Las Hayas até ao colorido dos barcos pesqueiros, à fina areia vulcânica e às culturas tropicais tão abundantes na zona baixa. Dentro deste município também se pode visitar o Parque Nacional de Garajonay e os seus caminhos.

Contenido

A costa de Valle Gran Rey

Conta a história oral que, na zona do Charco del Conde, havia um corpo de água em que o Senhor de La Gomera e a Condessa se banhavam. De ambos os enclaves divisa-se a Baja del Secreto ou del Concejo, onde segundo narra a lenda foi tomada a decisão de executar o senhor de La Gomera, Hernán Peraza "o Jovem", no ano de 1488. Hoje, além de ser um lugar ideal para proporcionar às crianças o seu primeiro contacto com o mar, foi declarado como lugar de interesse científico pelo governo autonómico. 

Contenido

 

Alternativas ao Charco del Conde são as praias de Vueltas, La Puntilla e La Calera, esta última a maior do município. Na praia de La Puntilla encontra-se a escultura de Hautacuperche, líder da rebelião dos gomeros.

Contenido

Mas de todas as praias que Valle Gran Rey esconde, a mais famosa é a de El Inglés. Esta bela praia aberta para o noroeste encontra-se sob o penedo de La Mérica. O mar aqui costuma ter muita força e é necessário ter cuidado se se desejar dar um mergulho nas suas águas. Nos meses de verão costuma estar em calma. É um lugar ideal para apreciar o pôr-do-sol e ver como a tarde tinge de tons avermelhados os altos penedos.

Contenido

 

O Valle Gran Rey conta com a maior infraestrutura de alojamentos turísticos da ilha, bem como com serviços de lazer e tempos livres de todos os tipos. Destacam-se as excursões marítimas para a observação das baleias e golfinhos que se encontram no mar do sul da ilha, bem como os desportos aquáticos, o cicloturismo e a caminhada.

Contenido

 

Ao contrário das restantes festas da ilha, o Valle Gran Rey celebra a sua festividade no inverno. Cada 6 de janeiro o tradicional Ramo é elaborado e levado em procissão como oferenda à padroeira do Valle Gran Rey, Nuestra Señora de Los Santos Reyes, em cujo santuário locais e turistas se congregam para celebrar a festividade.

Contenido

Lar do Lagarto Gigante

No Valle Gran Rey encontra-se o Centro de Recuperação do Lagarto Gigante de La Gomera, onde esta espécie única no mundo, que há milhares de anos estava presente em toda a ilha e que foi considerada extinta até à década de 1990, é criada e protegida.

Imagen
Vista-Playa-del-Ingles-La-Gomera