A escassa contaminação lumínica permite apreciar céus extraordinários.
A ilha de La Gomera é um lugar mágico em que poderá gozar do contacto com a natureza durante o dia, através de uma grande variedade de atividades. No entanto, quando o sol se põe, o espetáculo da natureza continua e a limpeza dos seus céus permite contemplar nitidamente a assombrosa imensidade do universo.
Observar a beleza do céu estrelado na ilha de La Gomera é possível de cada recanto da ilha, só precisará de se afastar um pouco das zonas povoadas para gozar de um céu estrelado e infinito. No entanto, existem certos pontos que, devido à sua escassa contaminação lumínica, são ideais para realizar esta atividade noturna, observar o firmamento em todo o seu esplendor e tomar as melhores fotografias astronómicas.
Tome nota dos melhores lugares para contemplar as estrelas em La Gomera.



1. A imensidade do céu estrelado vista do Alto de Garajonay
Com os seus 1487 metros sobre o nível do mar, o Alto de Garajonay é o ponto mais alto da ilha e, sem sombra de dúvida, o melhor lugar de La Gomera para contemplar as estrelas. A sua localização afastada de zonas povoadas, no meio do Parque Nacional de Garajonay, faz que nesta zona a contaminação lumínica não exista e a absoluta escuridão predomine.
A melhor época do ano para contemplar as estrelas desde este lugar é nos meses de verão, e nos dias em que o céu estiver totalmente despejado, terá um panorama completo de todo o firmamento.
Pode aceder à zona através de uma série de caminhos, de baixa dificuldade e curta duração, o que o torna ainda mais acessível durante a noite.






2. Miradouros ao céu
Durante o dia, os miradouros de La Gomera oferecem a todas as pessoas que os visitam as melhores vistas da imponente orografia da ilha, caracterizada por profundas ravinas. Já à noite, a maioria dos miradouros da ilha convertem-se na localização perfeita para apreciar a beleza do céu estrelado.
É o caso do miradouro de El Santo que, situado no município de Valle Gran Rey, na zona de Arure, é um dos lugares mais indicados para fotografar o firmamento. Este miradouro encontra-se a poucos metros da estrada de acesso e a sua posição permite que praticamente não exista contaminação lumínica.
O miradouro de Los Roques é outro dos lugares imprescindíveis para observar as estrelas. Este miradouro, situado nos limites do Parque Nacional de Garajonay, está totalmente afastado da povoação, de modo que a contaminação lumínica é nula. Daqui poderá observar a imponente silhueta do Roque de Agando sob o céu estrelado, um dos postais mais icónicos da ilha para os amantes da fotografia noturna.
Perto desta zona encontra-se também o miradouro de El Morro de Agando, uma plataforma situada no cume de uma das colinas que rodeiam o Monumento Natural de Los Roques e do qual poderá ter outra perspetiva noturna do lugar. Este miradouro é acessível através de um caminho de baixa dificuldade de apenas 15 minutos de duração a partir da zona de estacionamento.



3. Observar o céu estrelado à beira-mar
As praias do sul da ilha de La Gomera são a localização perfeita para a observação astronómica em qualquer época do ano, devido às condições climatológicas da zona, que permitem ter céus despejados durante a maior parte do ano.
A costa sul de La Gomera contém diversas praias selvagens que carecem de iluminação artificial e das quais se podem observar milhões de estrelas no firmamento, a partir do momento em que o sol se põe. Praias como as de Iguala, Oroja ou Ereses farão que aprecie completamente esta experiência. O único problema é que a estas praias só se pode aceder por mar ou através de caminhos.
No entanto, existem outras praias em que também se pode apreciar o céu noturno e que contam com um acesso muito mais fácil.
Aqui pode deitar-se na areia preta que ainda conservará o calor do sol e observar as estrelas enquanto escuta o som das ondas a romper contra a costa.
No município de San Sebastián encontramos a denominada praia de El Medio. Trata-se de uma praia de seixos (“de callaos”, como se costuma dizer por aqui) a que se acede através de Playa de Santiago, por estrada, e que, devido ao seu afastamento da zona urbana, é uma das melhores praias acessíveis da ilha para observar as estrelas.





