Doçaria de La Gomera

Os doces, verdadeiros embaixadores de La Gomera
Contenido

A gastronomia de La Gomera caracteriza-se pela grande variedade de produtos que oferece e pela intensidade do seu sabor. Mas não há dúvida nenhuma que, se há um aspeto que se destaca dentro dos pratos e alimentos mais típicos da ilha, é a sua doçaria.

 

Os denominados doces de La Gomera converteram-se em verdadeiros embaixadores da ilha, e não há quem resista a provar cada um deles, desde as suas bolachas tradicionais, passando pelas tortas de vilana, os bollos gomeros e as tortas de cuajada, até aos rosquetes de manteca.

 

Na atualidade, existem diversos lugares que ainda continuam a elaborar estas receitas tradicionais e que se converteram num ponto de visita obrigatória para toda e qualquer pessoa que deseje adquirir um destes saborosos produtos.

Além disso, é muito fácil encontrá-los em qualquer município da ilha e em cada uma das suas pastelarias e supermercados.

Contenido

As galletas gomeras, ou bolachas de La Gomera, são um dos doces mais populares da ilha, um produto que está presente em cada um dos seus lares, e que se converteu no souvenir estrela para os turistas que a visitam e que desejam levar um pedaço da ilha para casa.

Decoradas com açúcar ou amêndoas, as galletas gomeras estão elaboradas de forma tradicional e entre os seus ingredientes principais encontra-se a farinha de trigo, ovos, levedura, açúcar, leite e banha de porco. A receta deste produto foi passando de mães para filhas durante décadas, conseguindo conservar no tempo o sabor típico que tanto as caracteriza, sendo em muitas ocasiões um segredo bem guardado. 

Apesar de na atualidade serem cozinhadas em fornos elétricos, há quem ainda prefira utilizar os fornos de lenha tradicionais, dando-lhes um sabor único que não deixa indiferente a quem as consome.

Contenido

A torta de vilana é outro dos produtos estrela da doçaria de La Gomera. Este bolo, à base de batata, é normalmente preparado na época de Natal na maioria das casas de La Gomera, e representará uma autêntica experiência culinária para quem o provar.

A sua elaboração surgiu como consequência do aproveitamento das batatas guisadas que sobravam em casa. Misturando-as com ovo, farinha, açúcar, amêndoas e mesmo passas, consegue-se uma massa que posteriormente é levada ao forno para obter este autêntico manjar.

A receita da torta de vilana pode variar, dado que os ingredientes podem ser substituídos por outros, como as batatas por batata-doce.

Contenido

A maioria dos pratos típicos de La Gomera surge do aproveitamento de restos de outras elaborações. É o caso da torta de cuajada, que surge a partir do aproveitamento dos restos de queijo, que são incluídos numa massa realizada à base principalmente de farinha, açúcar, ovos e leite.

Depois de irem ao forno, as tortas de cuajada apresentam um contraste de sabor requintado, que mistura o doce da massa com o salgado do queijo tradicional de La Gomera, e que em muitas ocasiões é acompanhado por xarope ou mel de palma.

Contenido

A leche asada é um doce que se elabora principalmente na ilha de La Gomera. Com uma textura semelhante à de um flan ou de um queijo fresco, os seus ingredientes principais são leite, ovos, leite condensado, canela em pau e limão ralado.

Este doce, que se serve frio, está presente em cada uma das cartas de sobremesas dos restaurantes de La Gomera e costuma ser servido acompanhado por um pouco de nata ou mel de palma.

Contenido

Como o seu próprio nome indica, este doce típico de La Gomera está elaborado principalmente com banha de porco (“manteca” em espanhol), que lhe dá uma textura suave e deliciosa, além de farinha, ovo e açúcar.

Com uma textura semelhante às bolachas, mas muito mais suaves, estes rosquetes são o acompanhamento perfeito para um café ou um lanche.

Pela sua parte, os rosquetes morones são também um produto típico da ilha, cujo ingrediente principal é a amêndoa molida. Estes rosquetes têm uma textura suave e um sabor doce.

Contenido

Um produto da doçaria de La Gomera que não pode faltar na mesa de qualquer casa da ilha é o bollo gomero. Elaborado de forma tradicional segundo uma receita que passou de geração em geração, é utilizado como acompanhamento de muitas comidas, chegando a ser um substituto do pão em muitas casas.

A forma mais comum de cozinhar estes bollos é nos tradicionais fornos de lenha que ainda existem em muitas casas, o que lhes proporciona um toque fumado e um sabor único.