De rocha e mar: piscinas naturais que não pode perder em El Hierro

As piscinas naturais de El Hierro são a alma da ilha. Quer saber quais teria de visitar?

Contenido

El Hierro é a mais ocidental das oito ilhas do arquipélago canário. O seu pequeno tamanho, dado ter apenas 269 quilómetros quadrados, não é impedimento para encontrar incríveis atrativos no seu território. Não há dúvida de que esta ilha Reserva da Biosfera é um verdadeiro paraíso natural. E o melhor é que pode ser apreciada em qualquer época do ano, porque a grande vantagem desta e das restantes Ilhas Canárias é o seu benigno clima, com poucas chuvas e uma temperatura média anual de 24 ºC praticamente sem variações. Há tantas coisas para ver e admirar em El Hierro… e as piscinas naturais são uma delas. Em qualquer lista de hotspots da ilha aparece sempre uma.

Produto da erosão

Mas é normal, porque estes remansos protegidos do embate das ondas que se formam nalgumas partes da costa são espetaculares. Lenta e caprichosamente moldados pelo efeito da erosão ao longo dos anos, dos lustros, das décadas, dos séculos, dos milénios. É difícil encontrar tantos e tão variados noutros lugares, de modo que vale a pena aproximar-se de algum deles. São recantos onde tomar tranquilamente um banho, sem estar pendente do vaivém das ondas ou das correntes.

Contenido

É um dos mais famosos de El Hierro, e possivelmente o mais fotografado. Encontra-se no norte da ilha, no vale de El Golfo, e dispõe de uma cómoda escada de acesso. Destaca a enorme rocha que atua como barreira, guarda-chuva e muralha, e que permite que os banhos sejam próprios do melhor e mais tranquilo dos spas, com o rumor de fundo das ondas a rebentar do outro lado, a mar aberto. A água é transparente e a paz absoluta. E após o relaxante mergulho pode deitar-se ao sol e descansar no solário de madeira.

Contenido

Muito perto do Charco Azul, a 4 quilómetros de distância e bem sinalizado por estrada, e das piscinas naturais de La Maceta, esta outra joia da natureza tem umas águas de azul turquesa que convidam ao banho. Um ambiente selvagem em que a cor escura das rochas vulcânicas contrasta com os tons do mar e do céu. Uma autêntica fantasia.

Contenido

No norte da ilha de El Hierro, no município de La Frontera, La Maceta é um conjunto de piscinas naturais de diferentes profundidades em que se pode gozar tranquila e comodamente de um banho (ou muitos), graças ao seu fácil acesso através de escadas e corrimãos. Quando se entra na água, a sensação de infinity pool é das que ficam gravadas na alma. Conta com uma zona habilitada para se deitar ao sol, e dispõe de zonas de estacionamento e de piquenique próximas, além de água potável.

Contenido

É difícil decidir o que é mais bonito, se o próprio Charco Manso, que conta com solário, ou o caminho que leva à água. Desce-se por um espetacular cone vulcânico de piroclastos (pequenos fragmentos de material vulcânico que são expulsados durante uma erupção, que nas Ilhas Canárias recebem o nome de picones) de cor avermelhada. Este lanço de costa basáltica é lindíssimo, possuindo arcos naturais, pequenas covas e orifícios em que as ondas rebentam, formando jatos de água que parecem géiseres.

Contenido

Esta piscina natural, perfeitamente acondicionada para o banho, é popular entre população local e turistas, que seguem um caminho até à quase deserta enseada do mesmo nome. Está perto de La Restinga, no sudoeste da ilha e do Mar de Las Calmas, uma das três Reservas Marinhas das Ilhas Canárias e, como se pode depreender do nome, uma das áreas onde as águas do Atlântico estão mais tranquilas.

Contenido

O município de Valverde, no nordeste de El Hierro, conta com um refrescante atrativo: o Pozo de las Calcosas, uma pequena baía natural encerrada por uma falésia. Mas não é o único ponto de interesse deste lugar. Ali, sob o olhar de uma escultura de Neptuno realizada com materiais reciclados, é possível descobrir o tipo de construção ancestral utilizado nas habitações locais, com paredes de pedra vulcânica e telhados de colmo, um material vegetal atualmente em desuso.

Contenido

A piscina natural de Tamaduste parece incrustada entre as casas da aldeia. Este enorme charco de águas cristalinas está perfeitamente acondicionado para o banho e tem um “segredo”, uma curiosidade, uma surpresa: ao fundo está a chamada “Cueva de las Barcas”, um refúgio a seco para as embarcações dos habitantes da zona.