La Gomera tem um repertório de atividades ao ar livre ideal para qualquer pessoa que goste de explorar a natureza






Há quem espera pelos seus dias de férias para descansar. E há quem prefere o turismo ativo, ou seja, realizar atividades em espaços naturais.
Para ambos os tipos de visitantes, as Canárias são o melhor cenário. Quem tiver decidido ir a La Gomera para aproveitar ao máximo a sua natureza não parará. O seu clima permite gozar de qualquer atividade ao ar livre durante o ano inteiro porque as temperaturas são muito agradáveis, com uma média anual de 24 graus, praticamente sem variações.
Caiaque, pesca, mergulho, ciclismo de montanha, windsurf, caminhada e, como não podia deixar de ser, o salto del pastor (um desporto típico de La Gomera muito popular entre os seus habitantes) são algumas das atividades ao ar livre que a ilha oferece. Não será fácil escolher!






Bom clima e relevo escarpado
Dado que La Gomera (e todas as Ilhas Canárias) vivem numa primavera eterna, o melhor é explorar a sua paisagem e as suas possibilidades num enquadramento natural único. La Gomera pode ser considerada um paraíso para os adeptos da caminhada, dado que conta com mais de 600 km de caminhos que atravessam paisagens de todos os tipos, das frondosas florestas milenares de laurissilva aos áridos ambientes costeiros, passando por vales de palmeiras, praias de areia preta, nascentes... O roteiro Contadero-El Cedro, no coração da ilha, destaca-se pelo seu percurso através de grande variedade de árvores próprias da laurissilva do Garajonay, como o vinhático, o loureiro e a tília, com um lanço final que chega a uma ermida que vale realmente a pena conhecer.
A natureza virgem desta pequena ilha expressa-se em toda a sua plenitude nas florestas de laurissilva do Parque Nacional de Garajonay. Destaca-se também o seu escarpado relevo, sulcado por profundas ravinas como a da Valle Gran Rey, com as suas encostas “esculpidas” por socalcos agrícolas. Sem esquecer essas imponentes rochas vulcânicas que sobressaem na paisagem, conhecidas localmente como “roques”, e cujo melhor exemplo se encontra no miradouro de Los Roques, donde se contemplam quatro enormes blocos de pedra que parecem “vigiar” o Garajonay.



Prémio de Destino de Excelência para o Turismo Ativo 2020
Trata-se de um destino em que tudo está pensado para que o turismo ativo seja uma experiência inesquecível. Por isso, La Gomera foi galardoada com o prémio de Destino de Excelência para o Turismo Ativo 2020, conferido pela Associação Nacional de Empresas de Turismo Ativo (ANETA), como reconhecimento do trabalho de promoção que o Cabildo, o governo da ilha, realiza com as empresas do setor.









Ligação com a natureza
La Gomera conta com uma oferta afastada do turismo de massas, ideal para quem quiser estabelecer uma ligação com a natureza. É o enquadramento perfeito, portanto, para realizar atividades ao ar livre como a caminhada, corridas de montanha, roteiros cicloturísticos, mountain bike, desportos náuticos, canyoning, parapente, escalada, observação de aves e de estrelas… Atividades no interior ou na costa. Em ambos os cenários a oferta de turismo ativo de La Gomera é variada e excitante. No interior pode-se praticar caminhada e ciclismo, duas das atividades mais procuradas, enquanto à beira-mar, localidades como San Sebastián de La Gomera, Valle Gran Rey e Hermigua têm serviços de atividades marítimas centrados em excursões para a observação de cetáceos e para o mergulho.



Caminhada
La Gomera pode ser considerada um paraíso para os adeptos da caminhada, dado que conta com mais de 600 quilómetros de caminhos que atravessam paisagens de todos os tipos, das frondosas florestas milenares de laurissilva aos áridos ambientes costeiros, passando por vales de palmeiras, praias de areia preta, nascentes... O roteiro Contadero-El Cedro, no coração da ilha, destaca-se pelo seu percurso através de grande variedade de árvores próprias da laurissilva do Garajonay, como o vinhático, o loureiro e a tília, com um lanço final que chega a uma ermida que vale realmente a pena conhecer. Mas há mais, como o caminho circular de Vallehermoso, o da ravina de Santiago e o do Valle Gran Rey (uma espetacular ravina que desemboca em praias de areia preta e águas azuis, com uma paisagem verde cheia de palmeiras que contrastam com as pequenas casas brancas do município).





