Alguns factos curiosos sobre a Reserva Marinha de La Palma e de Tazacorte.
Desde o ano 2001 que a ilha de La Palma conta com uma Reserva Marinha a cobrir uma faixa litoral de 15 quilómetros. Estes são alguns dados curiosos que provavelmente motivarão o visitante a descobrir este maravilhoso enclave no oeste desta ilha canária.
Uma zona de grande valor
As reservas marinhas de interesse pescatório são declaradas em áreas tradicionalmente utilizadas como zonas de pesca, objetivando alcançar a exploração sustentável dos seus recursos. Para o efeito, são adotadas medidas específicas para recuperar e manter a pesca tradicional, bem como para sensibilizar a população. É por isso que têm tanto valor.
1000 metros de profundidade
Esta Reserva Marinha atinge os 1000 metros de profundidade e cobre 3455 hectares da costa sudoeste da ilha de La Palma. Embora esteja sujeita a medidas restritivas e os usos sejam limitados, nesta Reserva Marinha pode-se fazer algumas atividades de pesca e recreativas, como o mergulho (a luminosidade e a boa temperatura das águas favorecem a sua prática quase todo o ano). No entanto, na parte considerada Reserva Marinha Integral, apenas são permitidas atividades para fins científicos.









Fundos abruptos, grutas e túneis
A Reserva Marinha de La Palma é única pelos seus fundos marinhos abruptos. Uma das principais curiosidades é que abriga as novas fajãs criadas após a erupção vulcânica ocorrida na ilha em setembro de 2021. As erupções vulcânicas criaram rochas subaquáticas raras, fendas, grutas, arcos, torres e túneis de alto valor paisagístico e biológico. Outra das suas atrações naturais é a elevada biodiversidade da flora e da fauna, uma vez que o estado de conservação das espécies de interesse pescatório é excelente. De facto, é fácil encontrar espécies difíceis de observar noutras ilhas do arquipélago.
Algas pardas, anémonas tropicais, golfinhos roazes, tartarugas bobas...
A riqueza natural da Reserva Marinha de La Palma é enorme. A lista é quase interminável: algas pardas, anémonas tropicais, lagostas das Canárias (um invertebrado que vive em grutas e fendas), golfinhos roazes, tartarugas bobas... e espécies de interesse pescatório como as vejas, salemas, medregais e abades.









Observação de cetáceos
O porto de Tazacorte serve de base para excursões marítimas para observação de cetáceos, tartarugas e peixes voadores, entre outras espécies. É uma atividade dirigida por profissionais experientes, que fazem dela uma experiência segura e memorável, para além de interessante.






Tazacorte, o município mais pequeno de La Palma
Foi na vila e no porto de Tazacorte que começou a conquista de La Palma.
Embora seja o município mais pequeno da ilha, este enclave tem diferentes atrações para desfrutar, como é o caso do bairro El Puerto, situado junto ao mar e com uma enorme praia e marina; ou o centro histórico, localizada na parte alta, com as suas ruelas e belos exemplos da arquitetura das Canárias. Mas Tazacorte não é apenas um refúgio pescatório com uma praia distinguida com a Bandeira Azul; é também uma das melhores zonas de cultivo de bananas das Ilhas Canárias. E é a cidade de La Palma com mais horas de luz e sol.





