Vallebrón

Um local de grande valor paisagístico

A Paisagem Protegida de Vallebrón está localizada entre os municípios de La Oliva e Puerto del Rosario, no norte da ilha de Fuerteventura. Esta é uma unidade geomorfológica representativa da ilha e de grande valor paisagístico. Cobre uma superfície de quase 1.680 hectares, que representa 3,5% da área protegida da ilha. Vallebrón representa uma paisagem caracterizada por um cume alongado, ladeada por duas grandes ravinas em forma de U, Valle Largo e Valle Chico. O vértice mais a sul do cume corresponde à Montaña de la Muda, um local de interesse histórico por albergar um jazigo com um sistema de sepultamento peculiar. A sudoeste encontra-se o centro populacional de Tindaya, ladeado pela Montaña Quemada, a sul, e pela Montaña de Tindaya, a norte.

Fauna e flora da zona

Vallebrón, com uma altura superior a 600 metros, é um dos picos mais altos da área circundante, constituindo um importante ponto de referência para o território que ocupa. Por baixo da Montaña de la Muda encontra-se o miradouro da Degollada de Valle Grande, de onde é possível ver a Montaña de Tindaya, El Cotillo, Lajares e parte de La Oliva. A flora que se destaca na zona inclui o tojo, o mato, o pilriteiro, a tabaiba selvagem, a turnera e a esparraguera, entre outros. Quanto à fauna, destacam-se, entre outros, a abetarda houbara, o peneireiro, o alcaravão, o cartaxo-comum, a rola-brava e o lagarto do atlântico.

Flora interest
Catering
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
La Oliva, Puerto del Rosario

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
4
10
262
10045