Gran Valle

Vereda através do Parque Natural de Jandía
Um caminho de terra que une Morro Jable a Jandía marca o início dum percurso espetacular e de grande valor natural. É a vereda que nasce aos pés de Gran Valle, no sul de Fuerteventura, e morre na sempre bela e salvagem playa de Cofete. Uma caminhada suportável, de duas horas e meia, na qual se vai desenhando a paisagem de cores mutáveis que oferece o Parque Natural de Jandía, através dum de seus maciços mais importantes, e ao mesmo tempo, lar de uma joia botânica da ilha: a Euphorbia handiensis.
Descer até a playa de Cofete
A rota, de quase seis quilómetros e meio, inicia-se pela ladeira norte do barranco, entre várias espécies de Euphorbias. Um impactante muro que se erige em solitário na via de Gran Valle, atravessando-o de lado a lado, precede aos restos dum povoado aborígene. Quase sem o sentir sobe-se até à montanha , onde começa uma agradável descida pela ladeira sul, até à infinita e formosa praia de Cofete. Natureza em estado puro que contrasta com a enigmática casa Winter, com o casario, e com um antigo cemitério sobre a areia. Uma paisagem de silêncios e aridez.
Length
6,4 km
Localidad
Pájara

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Subtítulo
Gran Valle, Fuerteventura
Título
Gran Valle

Este vale é típico do setor de sotavento da península de Jandía. Tem forma de U, com um fundo relativamente plano, é bastante profundo e curto, uma vez que vemos o ponta desde o começo, por onde passaremos para a outra vertente da península de Jandía.

Imagen
Subtítulo
Gran Valle, Fuerteventura
Título
O "cardón" de Jandía

Uma das joias botânicas de Fuerteventura tem uma das suas principais povoações em Gran Valle, é o "cardón" de Jandía. Podemos distingui-lo pelo seu aspeto de cato atarracado, com grande número de espetos e muito ramificado desde o chão. Está muito adaptado à sequia e é capaz de viver vários anos sem água. Está protegido visto que é uma espécie em perigo de extinção, para além de ser o símbolo vegetal de Fuerteventura.

Imagen
Subtítulo
Gran Valle, Fuerteventura
Título
Uma parede misteriosa

Gran Valle foi um dos lugares de Jandía onde, além da criação de gado, houve atividade agrícola, da qual ainda existem restos de muro. Mas o elemento mais impactante de Gran Valle é uma parede que atravessa de lado a lado o curso do barranco, sem que ninguém conheça o seu sentido. Criador de gado para controlar os rebanhos? Marco territorial? Não existe resposta a este muro que se erige solitário.

Imagen
Subtítulo
Gran Valle, Fuerteventura
Título
o antigo povoado

Este conjunto de casas de pedra seca que ocupa a área central do trecho médio alto do barranco é certamente uma sobrevivência de um povoado aborígene, reutilizado e modificado após a Conquista. Na outra encosta do barranco há uma fonte, razão da existência deste povoado, no qual é possível distinguir estruturas de casas e corrais para o gado.

Imagen
Subtítulo
Gran Valle, Fuerteventura
Título
a grande vista

Ao acabar a subida, a vista é imponente, aparece à frente dos nossos olhos a praia de Cofete, um dos últimos litorais virgens. As más condições para o banho são uma das razões pelas quais esta zona permanece selvagem e a salvo da urbanização turística. Apenas se destaca à direita a casa Winter, um alemão que a meados do século XX explorou a península de Jandía.

Imagen
Subtítulo
Gran Valle, Fuerteventura
Título
Uma aldeia do outro lado

A aldeia de Cofete é apenas um amálgama de casas baixas, onde só existem restos das primeiras habitações que datam do século XIX. O mais chamativo sãos os fornos de cal à entrada do casario, com um escultura moderna que rende homenagem ao pastor e ao seu fiel cão, o bardino, o pastor majorero.

Imagen
Subtítulo
Gran Valle, Fuerteventura
Título
o cemitério marinho

Este cemitério situado sobre própria areia é um lugar de singular encanto, mantendo cercado pelas areias da praia o esquecimento dos seus mortos. Este pequeno cemitério surgiu como consequência do afastamento de Cofete de outras zonas habitadas, na sua época de maior esplendor, a meados do século XIX. É hoje o fim da rota, frente à praia cujas ondas lambem os seus muros.

Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- É mais seguro manter o seu animal de estimação com trela.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
4
54784
10 13
262
10045