VOLTE A ACREDITAR

NA MAGIA

As Ilhas Canárias estão repletas de recantos cheios de magia: frondosas florestas laurissilva que parecem encantadas, grutas pré-históricas com centenas de lendas, vulcões considerados sagrados e muitos outros locais que fazem das ilhas um lugar com uma aura especial.

Por isso, se visitar as Ilhas Canárias, não pode ir embora sem conhecer todos estes lugares cheios de encanto que as tornam mágicas. E quem sabe, se calhar se acreditar com força, pode ser que consiga vislumbrar San Borondón, a oitava Ilha Canária que, segundo reza a lenda, aparece e desaparece há séculos em algum ponto perdido no oceano.

/
TENERIFE
MITOLOGIA
E LENDA

À volta do Tenerife gira uma grande quantidade de mitos e lendas. Uma delas conta, segundo a mitologia guanche, que no interior do Teide o demónio Guayota vive fechado desde há séculos. Outra diz que o pirata nascido em La Laguna, Amaro Pargo, chegou a enfrentar em águas atlânticas o próprio Barba Negra.

/
GRAN CANARIA
PERCURSO
ARQUEOLÓGICO

O grande desenvolvimento cultural que atingiu a Gran Canaria durante o período aborígene fica plasmado no Percurso Arqueológico do Norte, onde através do Cenobio de Valerón, da Cueva Pintada, e da Necrópole de Maipés, pode percorrer jazidas milenares e contemplar de perto pinturas rupestres e túmulos levantados sobre lava. Além disso, no sopé do Roque Bentayga poderá ficar a saber em que consistiam os rituais mágicos aborígenes ligados ao passar dos equinócios da primavera e do outono.

/
LANZAROTE
MITO E FOGO

Lanzarote é considerada a Ilha dos Vulcões. Aproxime-se do Mito da Atlântida mergulhando nas profundezas das suas águas, fique a conhecer a lenda da Princesa Ico em Teguise ou descubra através da natureza vulcânica do Timanfaya porque é que lhe chamam Ilha do Fogo e da Água.

/
FUERTEVENTURA
A MONTANHA
MÁGICA

A Montanha de Tindaya, também denominada “Montanha Mágica”, foi considerada a porta de ligação com o céu pelos aborígenes de Fuerteventura. Além disso, a partir daí pode chegar até ao Museu Arqueológico de Betancuria, onde pode contemplar peças únicas e enigmáticas, ou admirar a beleza de Antigua onde, segundo reza a lenda, apareceu pela primeira vez a “Luz de Mafasca”.

/
LA PALMA
BONITA
E MISTERIOSA

La Palma é beleza e mistério em partes iguais. No Parque Nacional da Caldera de Taburiente, além de desfrutar da sua natureza exuberante, poderá contemplar a presença sagrada do Roque Idafe, considerado o eixo do mundo pelos auaritas. Por outro lado, no Roque de los Muchachos ncontrará pinturas rupestres e petróglifos considerados sagrados.

/
LA GOMERA
NATUREZA
LENDÁRIA

A magia pode sentir-se em toda a ilha de La Gomera através da sua natureza. São várias as lendas de duendes e romances que deambulam pelas frondosas florestas do Parque Nacional de Garajonay ou os Chorros de Espina, onde se diz que as suas águas têm grandes poderes curativos.

/
EL HIERRO
A MAGIA
DOS ASTROS

O céu de El Hierro é tão limpo e claro que oferece uma das melhores visões astronómicas da Europa. Por isso, não é de estranhar que os seus antigos habitantes rendessem culto às estrelas através da sua arte. Na zona de El Sabinar poderá observar as gravações rupestres de El Julán através das quais os aborígenes da ilha representavam as suas crenças religiosas à volta dos astros.