A OUTRA FACE

DAS ILHAS CANÁRIAS

Além de terem um clima excecional, umas praias paradisíacas ou uma natureza exuberante, nas Ilhas Canárias encontrará uma grande quantidade de tradições e celebrações culturais que permaneceram inalteráveis ao longo de centenas de anos. Uma faceta das ilhas da que cada vez mais visitantes participam e com a qual poderá descobrir um pouco mais o caráter canário.

Participe nas suas festas populares, conheça o fervor das suas celebrações religiosas, mexa-se ao som das suas danças culturais e prove os produtos típicos de cada região. Agora já conhece a fundo as Ilhas Canárias.

/

TRADIÇÃO

E RELIGIÃO

Ao longo da história, a religião e a cultura estiveram muito vinculadas na Europa. Por isso, não é de estranhar que algumas das celebrações mais coloridas estejam vinculadas ao sagrado. Contudo, todas elas são de caráter aberto e acolhem com alegria o visitante.

Descida
da Virgen
de los Reyes

El Hierro

El Hierro celebra esta festa tão apreciada no primeiro sábado de julho de quatro em quatro anos. Uma procissão muito colorida onde, em cada povoação, dezenas de bailarinos se vão incorporando à medida que a procissão avança desde a Dehesa de Sabinosa, até à capital, Valverde.

Festas da
Bajada de la Virgen
de las Nieves

La Palma

De cinco em cinco anos na ilha de la Palma, celebram-se estas festas declaradas de Interesse Turístico Nacional. Não pode perder o Baile de los Enanos, que dançam toda a noite ao ritmo da Polca Recova percorrendo a calle Real, até chegar ao Barco da Virgem ao amanhecer.

Ver evento

Bajada
de la Virgen
de Guadalupe

La Gomera

Celebrada de 5 em 5 anos, se coincidir com esta festa em La Gomera, poderá testemunhar uma procissão marítima em que a Virgen de Guadalupe é acompanhada por barcos de pescadores, desde o seu santuário em Puntallana até à capital da ilha. Quando não é ano de descida, podemos apreciar a “Festa de Outubro”, com uma procissão pelos arredores do santuário da Virgem.

Ver evento

Corpo de Deus
de La Orotava

Tenerife

Na infraoitava do Corpo de Deus, milhares de visitantes passeiam pelas ruas de La Orotava, que se cobrem de coloridos tapetes de flores e areia. Não pode perder o espetacular tapete da praça da Câmara Municipal, confecionado com areias naturais provenientes do Parque Nacional do Teide.

Ver evento

La Rama
em Agaete

Gran Canaria

Em Agaete, Gran Canaria, milhares de pessoas juntam-se no dia 5 de agosto com um pedaço de ramo na mão e dançam para pedir chuva, até chegar ao Santuário da Virgen de las Nieves. Se visitar a povoação por esta data será bem-vindo para se juntar aos cabeçudos “papahuevos” que encabeçam a marcha.

Ver evento

Festas da Virgen
de la Peña

Fuerteventura

Uma das festas mais antigas que se celebram nas Ilhas Canárias. O evento principal, a romaria, realiza-se em honra de “La Peñita”, apelido carinhoso que os habitantes de Fuerteventura usam para chamar a sua padroeira. A música e a comida da ilha acompanham a peregrinação até ao seu santuário.

Ver evento

Romaria
de los Dolores

Lanzarote

Lanzarote veste-se com as suas melhores galas típicas para celebrar esta romaria em honra da Virgen de los Dolores. A peregrinação começa de madrugada e em muitos pontos da ilha até encontrar-se em Mancha Blanca, precisamente no ponto onde a virgem fez o milagre: parar a lava do Timanfaya.

Ver evento

Para estar ao corrente de tudo o que acontece nas Ilhas Canárias dia a dia, visite a nossa agenda.