10 coisas a fazer em El Hierro

A ilha canária de El Hierro pode ser pequena em superfície, mas é imensa em natureza e em recantos cheios de magia. Quer seja só para descansar, quer seja para praticar caminhada, conhecer tesouros geológicos, saborear a gastronomia local, praticar o mergulho ou tirar fotografias, trata-se de um destino que maravilha os visitantes. Apresentamos-lhe 10 atividades imprescindíveis a realizar em El Hierro, uma das sete Reservas da Biosfera das Ilhas Canárias.

Contenido

Para descobrir a gastronomia local e as matérias-primas de quilómetro 0 é preciso sentar-se à mesa num “bimbachinche” (que seria a casa de pasto tradicional da ilha, cujo nome deriva dos “bimbaches”, os primeiros habitantes de El Hierro). A ementa apresenta um fiel reflexo do enquadramento natural e de uma sociedade rural que se nutre dos recursos da terra e do mar. Porque El Hierro se caracteriza por uma simples cozinha tradicional, de produtos frescos e locais, com influência de outras culturas: o peixe fresco frito, guisado ou na brasa; as papas arrugadas con mojo (batatas cozidas com a casca em água salgada, acompanhadas pelo molho típico local); os seus famosos queijos artesanais, herança da cultura pastoril local; o gofio escaldado (cereal moído e torrado); a ropa vieja (“roupa velha” de cozido ou guisado); o sancocho (um cozido à base de peixe salgado, batata, batata-doce e gofio, servido com mojo); o coelho em salmorejo (uma espécie de escabeche canário); o potaje de berros (guisado de agriões); o cabrito assado; o puchero (cozido)… são só alguns dos pratos emblemáticos da ilha que têm de ser provados acompanhados pelos vinhos locais, que contam uma Denominación de Origen El Hierro (selo de qualidade espanhol) desde 1994.

Contenido

Já que estamos a falar de comida, é imperdoável visitar El Hierro e não provar o seu doce mais apreciado. Falamos da quesadilla. Um pastelinho cujo ingrediente principal é o queijo de El Hierro, a que se acrescenta limão, canela, açúcar e anis, e que é elaborado nas diversas pastelarias artesanais da ilha seguindo centenárias receitas, com uma ou outra variação.

00:00
Título
Quesadillas herreñas
Vídeo
Póster
Quesadillas
Quesadillas
Tipo
Ancho completo
Contenido

Uma maneira fantástica de viajar no tempo. Construído sobre um assentamento aborígene em que ainda se encontram alguns vestígios das habitações dos primeiros habitantes de El Hierro, bem como dos colonizadores, este Ecomuseu permite conhecer o dia-a-dia destas comunidades ao longo dos séculos, descobrindo a sua estrutura social e os restos arqueológicos que se encontraram na zona. Uma atividade lúdica ideal para realizar em família, e que conta com a vantagem adicional de poder terminar com uma visita ao contíguo Centro de Recuperação do Lagarto Gigante de El Hierro, um autêntico símbolo da ilha que, graças aos esforços desta instituição, conseguiu evitar a extinção. Aqui poderá conhecer melhor estes fabulosos répteis e vê-los de perto.

Contenido

Para admirar das alturas os encantos e contrastes da ilha e apreciar a sua natureza mais abrupta, a sua diversidade de paisagens e as suas vertiginosas e rochosas costas, há vários miradouros por onde escolher. Constituem janelas naturais para as mais espetaculares paisagens da ilha, e não há nenhuma que não faça que a visita valha a pena: enquanto o de El Golfo oferece uma impressionante vista panorâmica do vale e do manto de nuvens gerado pelos ventos alísios, o de Isora oferece uma deslumbrante perspetiva da depressão de Las Playas, com as suas imponentes falésias. Por sua parte, o de Bascos permite contemplar, além da magnitude do vale de El Golfo, a imponente massa do vulcão Tanganasoga e, se as condições climáticas permitem, o perfil da vizinha ilha de La Palma no horizonte.

Contenido

El Hierro, como todas as Ilhas Canárias, está submetida à constante influência dos ventos alísios, um dos responsáveis pelo excecional clima do arquipélago. Em determinadas zonas, estes ventos sopram com maior intensidade, ocasionando fenómenos tão peculiares como o que ocorre em El Sabinar de La Dehesa, onde as formosas sabinas (zimbros) se retorcem sob a força do vento, como se os seus troncos e ramos procurassem agarrar-se ao solo para sobreviver. São as melhores testemunhas do clima local e da adaptação da natureza ao enquadramento. E geram uma espetacular paisagem que permite obter esplêndidas fotografias.

Contenido

Tamaduste, Charco Azul ou La Maceta são apenas algumas das piscinas naturais que se escondem em El Hierro, uma ilha que se caracteriza por costas rochosas e poucas praias de areia. São lugares maravilhosos para dar um refrescante mergulho num enquadramento naturalmente mágico, com a tranquilidade de estar ao abrigo das ondas.

Contenido

A costa de La Restinga conta com uma impressionante Reserva Marinha. Os adeptos da imersão, que têm aqui vários centros de mergulho à sua disposição, poderão deleitar-se com fundos esculpidos por sucessivas erupções vulcânicas ao longo dos séculos, que deixaram vertiginosas escarpas, covas, túneis e baixios. Nestas águas limpas e livres de qualquer tipo de contaminação, vive uma variada fauna, de modo que será fácil encontrar inúmeras espécies, muitas delas endémicas.

Contenido

El Hierro surpreende pela diversidade de paisagens em pouca distância: campos de lava e vulcões onde só se escuta o silêncio, espaços quase desérticos, florestas de pinheiros canários, prados verdes, vinhedos e plantações de outras culturas, como o ananás, falésias onde o mar bate com força e erode a rocha vulcânica criando caprichosas formas... Enquadramentos que, além de proporcionar umas vistas insuperáveis dos encantos da ilha, contam com caminhos perfeitamente sinalizados para garantir a segurança dos passeios pela ilha. Durante o trekking, os apreciadores da botânica e da geologia também poderão admirar a riqueza natural deste território declarado Reserva da Biosfera e Geoparque.

Contenido

O pequeno porto pesqueiro de La Restinga, situado no sul da ilha, é particularmente animado e encantador. E a chegada dos pescadores é uma experiência única, que permite descobrir as rotinas de um ofício ancestral e totalmente artesanal.  Quando as capturas são importantes, como as de atuns, após o desembarque das peças uma a uma, a Guardia Civil (uma das forças de segurança de Espanha) intervém para realizar uma contagem exata, garantindo assim a observação das quotas anuais. Adicionalmente, na Confradía de Pescadores (organização tradicional de pescadores), situada no mesmo porto, pode-se comprar peixe e marisco fresquíssimo, nomeadamente cavala, veja ou camarão. Nham nham!

Contenido

Uma experiência curiosa é embrenhar-se, como um aprendiz de espeleologia, num dos tubos vulcânicos que El Hierro esconde. Formados no interior de escoadas lávicas, um dos mais conhecidos é o Túnel de Guinea, de aproximadamente 90 metros de extensão, habilitado para visitas turísticas. O percurso é realizado sempre acompanhado de um guia que explicará as curiosidades e a história destes espaços naturais que constituem um cenário impressionante.