Pinar de Garafía

Um dos pinhais mais bem conservados

A Reserva Natural Integral do Pinar de Garafía é um dos melhores exemplos de florestas de pinheiros da ilha e um dos mais bem conservados das Ilhas Canárias. A sua localização, no norte de La Palma e na parte da ilha que recebe a humidade dos ventos, torna-a muito importante para recarregar o aquífero subterrâneo e proteger o solo. Além do pinheiro, alberga numerosas espécies endémicas protegidas, como o tajinaste azul, o sabugueiro e a férula. Quanto à fauna, destacam-se aves como o chapim-azul e o pombo-das-canárias.

Um ecossistema com espécies endémicas protegidas

Como um todo, constitui uma paisagem de montanha de grande beleza e interesse ecológico, que também se destaca pela sua longevidade e maturidade, e cujo isolamento tem contribuído para a sua conservação. Dentro deste pinhal, cuja superfície cobre mais de 980 hectares, destacam-se pontos de interesse como a Fuente de la Tamagantera, a Fuente de los Ríos, a Fuente del Capitán e o Pico del Cedro. Este local isolado está localizado num dos lados mais intactos da ilha de La Palma. A sul, a área confina com a crista da Caldera de Taburiente, onde se encontram as maiores cotas da ilha, com alturas superiores a 2.000m.

Altura
1100 m
Flora interest
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
Garafía

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
Sustentabilidade
Sostenibilidad
  • Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
  • Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
  • Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
  • Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
  • Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
  • Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
5
10
262
10045