Los Ajaches

Longo trekking pelas marcas geológicas de Lanzarote

Situada na região sudeste de Lanzarote, Los Ajaches é uma grande formação vulcânica que ocupa todo o sul da ilha, com um maciço na zona de sotavento e planícies pedregosas em barlavento. Esta zona de importante património arqueológico, na qual encontramos covas, gravações e marcas de antigo pastoreio, localiza-se no município de Yaiza. Esta área, a mais antiga da ilha, continua submetida a um intenso desmantelamento devido à erosão, que nos últimos dez milhões de anos talhou os barrancos que atravessam esta rota natural.

Euphorbias e matagais numa vereda árida

Com um percurso de seis quilómetros de notável desnível, o que eleva o seu grau de dificuldade, o trekking de Los Ajaches nasce na aldeia de Femés sobre vereda, via, passeio pedonal e estrada. O seu ambiente natural oferece a possibilidade de conhecer uma vegetação que é composta por matagal árido, com presença de Euphorbias nas zonas mais resguardadas. A população animal inclui aves de habitats estépicos e aves de rapina, além de marinhas nas falésias costeiras. Não se esqueça de levar calçado adequado, assim como alimentos e bebidas.

Extensão
5,8 km
Public transport
Localidad
Yaiza
Downloadable files selection
Archivos
Imagen Archivo
Título Fichero
Los Ajaches
pdf

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
Femés

Começamos a nossa rota na localidade de Femés, situada no topo do vale do mesmo nome. Esta localização obedece a um duplo motivo: desde a atalaia de Femés que se abre à planície e à costa vigiava-se a chegada de piratas mouriscos, enquanto abaixo das casas se desenvolviam os cultivos nos terrenos cobertos de areia, hortas em que a terra se cobre de "picón", lapilli vulcânico, para reter a humidade e favorecer o desenvolvimento das plantas.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
Mirador Barranco da Higuera

Na Degollada sobre Femes, as explorações de cabras indicam-nos que nos aventuramos num território pecuário. Aos nossos pés, vemos o barranco da Higuera, cuja forma em U com um leito plano e ladeiras suaves nos indicam a forte erosão que sofreu, especialmente em épocas passadas quando a ilha foi submetida a um regime mais chuvoso que facilitou o aparecimento desta forma erosiva.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
degollada pico redondo

Passamos entre as duas principais alturas de Los Ajaches, Pico Redondo e Pico da Azeitona. Este maciço tem uma antiguidade avaliada em quinze milhões de anos, e a partir daqui vamos atravessar um espaço onde não existiu vulcanismo recente, pelo que o principal agente modelador da paisagem é a erosão, o que explica que vamos desfrutar de uma paisagem mais suave e aplanada do que o que podemos encontrar no resto da ilha.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
degollada do português

Este é o ponto onde abandonamos as vistas sobre a grande planície de Rubicón, com o vulcão de montanha Colorada no extremo sudoeste da ilha. Começamos o percurso pelos barrancos antigos. O primeiro é o da Casita, em que podemos ver os restos de gaviais no leito, que aproveitavam a corrente de água para praticar a agricultura. O gavial é um sistema que consiste em delimitar com muros de terra hortas com uma leve inclinação, que se encharcam com água do leito após as chuvas, para posteriormente realizar um cultivo de regadio.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
barranco de Juan Perdomo

Este barranco é um dos maiores do maciço, com um leito amplo e bem desenvolvido. O aspeto mais interessante é a presença no solo arenoso de leito com uma curiosa espécie vegetal, semelhante a melões anões, que é um endemismo canário.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
Praia levantada

Este barranco é chamado das pilhas pelo aproveitamento mineiro que se realizava de um jazigo paleontológico, uma praia e dunas fossilizadas que ficam à beira da nossa rota. Distinguimos pela cor amarelo claro e a presença de um grande número de blocos talhados à volta da pista.

Este tipo de praias levantadas podem ter duas origens, ou modificações no nível do mar ou movimentos tectónicos que elevaram. Este jazigo está a uns 50 metros de altura sobre o atual nível do mar.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
torreta – planície de rubicón

Estamos numa zona com restos arqueológicos superficiais que foram adscritos aos povoadores aborígenes de Lanzarote, os "majos". Nos empilhamentos de pedras que nos indicam a zona de maior presença apareceram restos de indústrias líticas, cerâmicas e ósseas, incluindo restos de fauna marina, possivelmente proveniente de trabalhos de marisco na costa.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
praias de Papagayo

O conjunto de angras com praias de areias brancas de origem orgânica é um dos espaços litorais mais bonitos da ilha; aproveitar para um banho após a caminhada e antes da etapa final é uma boa alternativa. Além disso há bares para repor forças e líquido.

 O carácter virgem destas pequenas praias graças a estarem incluídas num espaço protegido convertem-nas em espaços litorais de grande encanto, onde se mantêm parte da vegetação típica da faixa costeira e pode-se desfrutar de uma paisagem natural.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
Rubicón

Este barranco pequeno alberga uma zona arqueológica de valor singular; são os restos que se conservam da primeira cidade europeia nas Canárias. Destacam-se os poços de que se serviram os normandos no século XIV que começaram o processo de conquista das Canárias, que terminaria quase um século mais tarde.  Portanto nesta zona esteve o primeiro assentamento europeu, San Marcial del Rubicón.

Na angra seguinte, outro elemento de interesse patrimonial é um forno de cal que aproveitava as superfícies endurecidas das planícies costeiras situadas após a praia.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
castelo das coloradas

Este pequeno baluarte militar conhecido tanto pelos nomes de castelo das Coloradas ou de Águila data do século XVIII. Foi construído em 1741 para defender o sul da ilha dos ataques de piratas mouriscos que assolavam Lanzarote periodicamente navegando a partir da costa africana próxima.  Em 1769 deve ter ser reedificado porque numa incursão de piratas sofreu fortes danos, mantendo desde então a sua estampa troncocónica com acesso por uma ponte levadiça.

Imagen
Subtítulo
Los Ajaches, Lanzarote
Título
praia branca

O trilho finaliza no núcleo litoral da Praia Branca, que passou nos últimos anos do século XX de pequena e pitoresca aldeia de pescadores a uma das principais zonas turísticas de Lanzarote. No entanto, as ruas centrais da aldeia e a sua praia ainda parecem querer salvaguardar o encanto pretérito da ilha anterior ao desenvolvimento turístico.

Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- É mais seguro manter o seu animal de estimação com trela.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
3
54784
10 13
262
10045