Parque Rural de Frontera

Natureza e turismo rural em El Hierro

O Parque Rural de Frontera é um amplo espaço natural que combina natureza e opções para o turismo rural na mais jovem das Ilhas Canárias. El Hierro é uma Reserva da Biosfera da Unesco com apenas 268 quilómetros quadrados, que supõe o território mais ocidental e meridional das Canárias e o ponto onde terminava o mundo conhecido pelos cartógrafos europeus de há muitos séculos. A metade sul e oeste deste território é um destino seleto de turismo rural: o Parque Rural de Frontera, onde o homem e a natureza ainda coexistem pacificamente.

O que fazer no Parque Rural de Frontera

A montanhosa ilha de El Hierro conta com florestas, zonas áridas e uma infinidade de cones vulcânicos. Este mosaico de paisagens e habitats nunca deixa de surpreender. No mesmo dia, o visitante pode banhar-se junto a uma reserva marinha, sentir os séculos de história que fluem pelos retorcidos troncos duma floresta de sabinas e descer por veredas entre selvas sombrias de tempos remotos. E se as energias fraquejam, deleitar-se com um prato de vieja (peixe mulato tropical) com batatas e molho junto a uma das poucas reservas marinhas das Canárias.

Altura
1337 m
Flora interest
Trekking routes
Wildlife interest
Localidad
La Frontera

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Título
El Sabinar

A famosa sabina retorcida de El Hierro

No extremo ocidental da ilha de El Hierro há uma floresta de árvores centenárias cuja incrível capacidade de adaptação aos elementos faz com que o visitante se sinta insignificante. Trata-se de El Sabinar, uma floresta aberta de sabinas autóctones, de troncos inclinados e retorcidos pelo embate do vento. Esta joia natural está numa devesa comum com vacas e ovelhas soltas, e a pouca distância do santuário de Nuestra Señora de los Reyes.

Após deixar o seu carro no estacionamento, o visitante comprovará que uma árvore em concreto chama especialmente a atenção; é a Sabina de El Hierro, um grande exemplar que se assemelha a uma bailarina que se arqueia de costas e estende o seu cabelo sobre o chão. A sua inconfundível forma converteu-se num dos símbolos da ilha e da adaptabilidade e beleza das gentes que habitam o Parque Rural de Frontera e o resto da ilha de El Hierro.

Imagen
Título
Rede de veredas

Caminhar por rotas tradicionais em El Hierro

A tranquilidade que reina a sudoeste de El Hierro, onde se situa o Parque Rural de Frontera, faz com que caminhar pelas suas múltiplas veredas seja um prazer. A acusada inclinação de muitos troços é compensada por vistas surpreendentes e por todo o ar puro que se desejar. Algumas destas sendas ainda continuam a serem usadas em festas tradicionais, como a famosa vereda de peregrinação para a Bajada de la Virgen de los Reyes, hoje integrada no GR-131.

Para explorar a rede convém começar na Hoya del Morcillo, uma zona de campismo no meio duma floresta de pinheiros canarinos e junto à povoação de El Pinar. Desde aí podem ser explorados diversos troços do PR-EH 1: o que vai até à povoação pesqueira e sulista de La Restinga, o que transcorre pelas florestas de refrescante laurissilva de Mencáfete, na ladeira norte do parque, e os que nos levam aos impactantes golfos de Las Playas e Frontera.

Imagen
Título
Farol de Orchilla

O meridiano zero esteve em El Hierro

O ponto mais ocidental das Ilhas Canárias e da ilha de El Hierro é um campo de lavas avermelhadas e crateras vulcânicas no meio do qual aparece um simples farol sobre um edifício branco e verde. É o farol de Orchilla, o qual marcou o meridiano zero do planeta durante os 250 anos prévios a Greenwich. Além disso, a sua luz era o primeiro vislumbre de terras europeias que viam os conquistadores que voltavam das Américas pelas Ilhas Canárias.

Nas imediações do farol podem-se ver lavas com formas caprichosas, tubos vulcânicos visitáveis e enormes Euphorbias doces com forma de candelabro. Os mais curiosos quererão ver o monumento próximo do meridiano zero e pedir um certificado da sua visita ao Patronato de Turismo da ilha. E depois de pisar o antigo meridiano, pode-se apanhar a próxima estrada HI-500 em direção a Taibique e visitar a exótica praia de cascalho vermelho vulcânica de El Verodal.

Imagen
Título
El Julán

Um centro de visitantes sobre os "bimbaches"

El Julán é uma imensa ladeira de lavas que deslizam até ao mar de las Calmas, a sul de El Hierro, e dentro da qual se escondem as melhores gravuras rupestres que deixaram os bimbaches, as tribos pré-hispânicas que habitaram esta ilha. Neste local afastado da urbe, o visitante não é capaz de avistar nem um só edifício, nem uma só estrada. A natureza parece ter tragado até o último vestígio de civilização.

No entanto, camuflado num desvio da estrada HI-400 aparece o centro de interpretação do Parque Cultural El Julán. Nas suas salas de exposição explica-se a importância económica, cultural e política que este lugar tinha para os povos antigos. Além disso, o seu experiente pessoal guia os visitantes por rotas que percorrem oito quilómetros para chegar às gravuras de Los Letreros e Los Números, a um tagoror –antigo espaço de assembleia dos bimbaches– e a muitos outros locais de interesse.

Imagen
Título
Santuário de Nuestra Señora de los Reyes

Templo da padroeira de El Hierro em La Dehesa

A figura que mais se iguala à reduzida povoação de El Hierro é a da sua padroeira, a Virgen de los Reyes. Esta invocação mariana recebe o seu nome do dia dos Reis ou Epifania, 6 de janeiro, já que em tal dia do ano de 1546 os habitantes da ilha receberam uma pequena escultura de madeira da Virgem Maria. Foi um presente dum barco que se dirigia à América e a que os habitantes da ilha socorreram.

A figura da Virgem conserva-se no santuário insular de Nuestra Señora de los Reyes. Este modesto e recolhido templo encontra-se entre as suaves colinas cobertas de urzes de La Dehesa, uma zona de pastos comunais a 600 metros de altitude no sector ocidental da ilha e do Parque Rural de Frontera. Uma paragem aqui, de caminho às sabinas retorcidas ou ao miradouro de Bascos, reconforta a alma.

Imagen
Título
Reserva Marinha de La Restinga

Mergulho e peixe fresco no sul de El Hierro

Frente à costa sul do Parque Rural de Frontera aparece um santuário marinho com uma surpreendente riqueza marinha. A Reserva Marina La Restinga-Mar de Las Calmas encontra-se junto ao ponto mais meridional da ilha de El Hierro, numa ampla e plácida baía conhecida como mar de Las Calmas. Os seus 750 hectares de azul intenso são um paraíso para mergulhadores, fotógrafos submarinos, e para os pescadores artesãos da zona.

A flotilha de barcos de artes de pesca responsável que pescam na reserva sai do próximo porto de La Restinga. Desde aí também zarpam as embarcações que levam grupos de mergulhadores para buscar gráceis mantas, corpulentas seriolas e sigilosas moreias. À tarde, pescadores, mergulhadores e turistas encontram-se nos restaurantes de La Restinga perante um prato de viejas (um peixe mulato) ou cabrinhas e um copo do excelente vinho branco da ilha.

Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- Não acenda fogos fora das zonas permitidas e tenha especial cuidado nos meses de verão.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
7
10
262
10045