Caldeira de Taburiente

Trekking silvestre pelo coração de La Palma

Situado no coração da ilha de La Palma, o Parque Nacional da Caldeira de Taburiente oferece várias possibilidades para todos os amantes do trekking. Além da excursão de entrada para o parque e da saída posterior pelo barranco das Angustias, as proximidades incluem também rotas pelo próximo Pino de la Virgen, pela zona recreativa de la Cumbrecita e inclusive subir o pico Bejenado e desfrutar duma panorâmica única do interior da Caldeira.

Uma vereda adaptada a todas as idades

A vereda de entrada à Caldeira de Taburiente é extensa e de dificuldade notável. No entanto, existe a possibilidade de cortar caminho se se optar por fazer a rota desde Los Brecitos e abranger apenas a entrada e a saída da zona recreativa interior através do barranco de Las Angustias. Em todo o caso, convém levar roupa e calçado adequados, proteção solar, comida e bebidas frescas. À saída, antes de regressar a Los Llanos de Aridane, pode comer umas tapas e beber um refresco no miradouro do Lomo de los Caballos.

Extensão
12,5 km
Localidad
El Paso
Downloadable files selection
Archivos
Imagen Archivo
Título Fichero
La Caldera de Taburiente
pdf

TENERIFE

TENERIFE

GRAN CANARIA

GRAN CANARIA

FUERTEVENTURA

FUERTEVENTURA

LANZAROTE

LANZAROTE

LA GRACIOSA

LA GRACIOSA

LA GOMERA

LA GOMERA

LA PALMA

LA PALMA

EL HIERRO

EL HIERRO
No te lo puedes perder
Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Miradouro de Los Brecitos

O trilho começa no ramal onde chegam os veículos, serpenteando suavemente por uma ladeira com um pinhal acompanhado de faias, urzes e outros arbustos como o amagante; a rota vai atravessar uma série de barrancos, o primeiro destes sempre com água, o do Ciempiés

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
A recordação agrícola do Lomo de Tenerra

Este lombo no interior da Caldeira recorda-nos o passado agropecuário do Parque.  Nas suas hortas cultivou-se até há poucos anos tabaco, e ainda hoje vemos o rasto dos seus socalcos. Especialmente atrativa à vista panorâmica de Los Agujeritos, um conjunto de picos com forma de dentes de serra que compõem uma paisagem de paredes verticais.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
A rocha de Traves

Apenas abandonado o lombo de Tenerra, chama-nos a atenção uma pedra de dimensões colossais no Barranco de Traves. Depositada no leito, fala-nos da erosão que deu lugar à Caldeira que, por sua vez, é um escaparate da flora rupícola, especializada em trepar em rochas e paredes verticais, como são as diversas espécies de bejeques, pertencente aos géneros Aeonium ou Greenovia.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Um barranco de pedras superlativas

Os processos erosivos originam constantes desprendimentos na Caldeira. Este barranco é um exemplo disso, o seu nome das pedras redondas, o que comprovamos visualmente, olhando para as paredes superiores, rapidamente teremos uma ideia de como se formou ao longo do tempo este leito espetacular. Restos arqueológicos apareceram nesta zona, porque os aborígenes palmeiros utilizaram algumas destas rochas gigantescas como refúgios.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Miradouro do Tagasaste

Temos uma vista espetacular da Caldeira. Olhando para a nossa esquerda, um conjunto de roques de origem sedimentária destacam-se na paisagem, enquanto à direita da ladeira uma mancha de vegetação nos revela a fonte do Vinhátigo, outrora utilizada pelos agricultores para cultivas inhame.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Barranco Bombas de água

Este barranco é o típico do interior do Parque, com mostra dos processos erosivos, junto ao seguinte de Risco Liso rodeiam uma elevação que se cultivou até aos anos 80 do século passado e onde hoje se produz um processo de reflorestação. Na parte alta destes barrancos encontram-se várias nascentes e galerias de onde procedem os importantes recursos hídricos do Parque

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Uma praia de interior

Este depósito de barranco é conhecido como Praia de Taburiente, muitos palmeiros vinham tomar banho e daí este nome.  O pequeno bosque de ribeira do leito é um salgueiral, o melhor expoente desta formação no Parque. Os salgueirais estão em regressão pelos aproveitamentos hidráulicos que retiraram os caudais dos leitos, pelo que estas do Parque têm ainda mais valor e o Parque tenta aumentá-la

Junto à Praia de Taburiente há um centro de serviços, com zona de campismo, uma pequena exposição, serviços e posto de primeiros-socorros.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
O super desnível do Reventón

Passado o Centro de Serviços, alteramos de vertente e descemos pelo barranco do Almendro Amargo. Esta zona é conhecida como El Reventón; é uma descida com grandes desníveis começando com o leito a mais de uma centena de metros. Ao longo da descida veremos o Roque Idafe que se ergue na confluência entre os barrancos.  É um monólito espetacular, que se associa ao mundo mágico religioso dos benahoritas, os povoadores aborígenes de La Palma.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Águas amarelas e uma queda colorida

Sob o Roque Idafe, confluem os barrancos de Almendro Amargo, pelo qual descemos, e do Limonero ou Rivaceras; as suas águas chamar-nos-ão a sua atenção pela sua cor amarela devido à origem ferruginosa. Águas acima a cerca de 10 minutos, está a Cascata de Colores, uma pequena queda natural recrescida onde a combinação da água amarelenta e os musgos cria um belo espetáculo visual.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Duas Águas

Os barrancos de Taburiente e Almendro Amargo misturam aqui as suas águas, tomando já o caminho do desaguar da Caldeira pelo barranco de Las Angustias.  Vemos na margem do barranco uma construção de betão, num sistema que desvia a água para o seu aproveitamento agrícola. Este tem um engenhoso sistema para decantar os sólidos que arrasta a água e que obriga a limpá-lo periodicamente.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
Barranco de Las Angustias

Os últimos cinco quilómetros escorrem pelo barranco e trilhos laterais nas zonas mais complicadas. A vegetação vai mudando progressivamente, passando do pinhal a formações de matorrais na parte final com presença de maleiteiras, enquanto assistimos a um belo espetáculo geológico nas paredes do leito.

Imagen
Subtítulo
Caldeira de Taburiente, La Palma
Título
As fundações de La Palma

Especialmente interessante na parte final do percurso a presença do denominado complexo basal. São rochas surgidas nas erupções submarinas dentro do processo de criação da ilha, que nas zonas médias baixas do Barranco de Las Angustias veem à luz – um fenómeno geológico que nas Canárias apenas se pode ver noutro lugar em Fuerteventura. Distinguimos estas rochas pela sua coloração verdosa e forma de alvéolos, normalmente separados por uma linha de rocha de coloração diferente

Sustentabilidade
Sostenibilidad
- Nunca deixe resíduos de qualquer tipo no meio envolvente, incluindo pontas de cigarro. Os resíduos alimentares contribuem para a proliferação de roedores e gatos selvagens que constituem uma séria ameaça para a vida selvagem.
- Respeite os animais, não os incomode nem os alimente. Se vir algum animal ferido, pode contactar o número de emergência 112. Não arranque flores ou plantas.
- Não apanhe nem leve pedras ou qualquer outro elemento do meio ambiente. Também não o modifique empilhando as pedras para construir as infames "torres".
- Não caminhe em espaços não assinalados e respeite a sinalização dos trilhos. Sair dos caminhos assinalados causa danos ao meio ambiente e também pode ser perigoso para si e para aqueles que o acompanham.
- É mais seguro manter o seu animal de estimação com trela.
- Tente não perturbar a tranquilidade do meio envolvente com ruído excessivo (música alta, gritos...).
5
54784
10 13
262
10045